O futuro acontecendo

Rogério J. Lorenzetti*

Nesta sexta-feira passada, tive a alegria de presenciar a formatura da primeira turma de médicos residentes pela Santa Casa de Paranavaí. Mais um momento histórico para a cidade, fruto do comprometimento de muitos profissionais da área liderados pelos médicos que atendem no hospital.

A Santa Casa, que virou o século praticamente insolvente e em vias de extinção, graças a uma competente ação administrativa e política, conduzida por uma diretoria atuante liderada pelo presidente Renato Platz Guimarães, a ação política de lideranças locais e regionais, aos administradores públicos que nos serviram no passado recente entre os quais me incluo, conseguiu dar a volta por cima e hoje é considerada referência na área de atendimento hospitalar.

Para que uma instituição possa formar especialistas em áreas da medicina, tem que ter um nível de avaliação diferenciado. O convite e a adesão ao Programa Mais Médicos, do governo federal, é um atestado inequívoco da eficiência no atendimento e da qualidade do nosso maior hospital regional.

Somado a estas conquistas, o status atingido pela saúde local permite que, em um futuro próximo, a cidade preencha todas as condições exigidas para pleitear novamente a vinda de curso de medicina para Paranavaí. Necessário para tanto que a Unidade Morumbi da SC seja inaugurada e colocada em funcionamento para termos o número mínimo de leitos hospitalares exigido pelas regras do governo.

Tudo isto é resultado de um contexto, fruto dos esforços conjuntos da instituição e dos governos municipal, estadual e federal. Os avanços no atendimento aos pacientes do SUS, capitaneado pelas ações da Secretaria Municipal de Saúde, foi preponderante para chegarmos a este momento. Poderíamos citar, entre outros, o incremento das equipes ESF (Estratégia Saúde da Família) que saltaram de 12 equipes quando assumi a prefeitura, e hoje atinge a marca de 25, somada a equipe do Melhor em Casa, cuidando de mais de quarenta acamados no seu domicílio (equivale a um pequeno hospital), além de cobrirmos 100% da população com atenção de profissionais de saúde pública.

Nosso atendimento de urgências e emergências foi incrementado com a implantação do SAMU. A odontologia municipal, incorporada a equipes ESF e devido ao atendimento dos profissionais da área,  foi reconhecida como a melhor do Paraná.

Sorte, trabalho, planejamento e eficiência estão trazendo o futuro sonhado pelo nosso povo.
Parabéns Paranavaí!

*Rogério J. Lorenzetti, prefeito reeleito de Paranavaí