Se o mar está parado, siga remando
A economia é algo que muda constantemente, e os seus reflexos no mercado são sentidos por todos nós. Existem momentos onde tudo está andando bem; mercado aquecido e os consumidores comprando. Mas existem momentos em que a crise e a recessão fazem o consumo diminuir e os clientes colocam o “pé no freio”. Se você coordena uma equipe e precisa atingir metas desafiadoras, o que fazer nos períodos de crise?
Antes de dar algumas dicas, gostaria de realizar uma analogia entre uma organização e um barco a velas: Às vezes basta estender as velas e seguir o vento, em alguns momentos precisamos controlá-las para que elas não nos leve para lugares indesejados, mas em alguns momentos precisamos arregaçar as mangas e pegar os remos! Se o mar está parado, siga remando!
Em uma empresa, é exatamente assim, o líder precisa entender cada cenário, conhecer sua equipe, e saber que principalmente nas situações difíceis é que surgem os verdadeiros vencedores.
Dicas para momentos de crise: Apoie, Capacite: Comunique e Empreenda.
APOIE A EQUIPE
Na crise, sua equipe pode estar tão fragilizada quanto você, necessitando de motivação, integração, apoio emocional e estratégico. Motive e fortaleça sua equipe.
CAPACITE
Competir num ambiente onde a economia está aquecida é uma coisa. Mas para vencer em momentos difíceis é necessário muito mais competência e profissionalismo. É nesta hora que sua equipe precisa estar afinada, motivada, treinada tanto nos aspectos técnicos de produto e mercado, quanto comportamental e de relacionamento com o cliente. Para “pisar no freio”, muitas organizações cortam o item “treinamento e capacitação” do seu orçamento. Porém, o que conseguem com esta ação é uma equipe despreparada e que provavelmente conseguirá apenas resultados medíocres.
COMUNIQUE
Quando não se tem uma boa comunicação aparecem as dúvidas acompanhadas das populares fofocas internas. Todos nós queremos saber para onde estamos indo e para onde devemos ir. Em momentos de crise é necessário caprichar ainda mais na comunicação com a equipe, mantê-la informada das ações necessárias para um bom desempenho e manter o foco.
EMPREENDA
Empreender é colocar ideias e inovações em ação. Na crise é necessário sair do óbvio, é preciso inovar, fazer com mais qualidade, porque a competição agora está mais acirrada. O consumo diminui e a concorrência aumenta.
Provoque sua equipe para que surjam ideias, projetos, ações e inovações que venham diminuir despesas, melhorar a produtividade e aumentar as vendas.
Antes de dar algumas dicas, gostaria de realizar uma analogia entre uma organização e um barco a velas: Às vezes basta estender as velas e seguir o vento, em alguns momentos precisamos controlá-las para que elas não nos leve para lugares indesejados, mas em alguns momentos precisamos arregaçar as mangas e pegar os remos! Se o mar está parado, siga remando!
Em uma empresa, é exatamente assim, o líder precisa entender cada cenário, conhecer sua equipe, e saber que principalmente nas situações difíceis é que surgem os verdadeiros vencedores.
Dicas para momentos de crise: Apoie, Capacite: Comunique e Empreenda.
APOIE A EQUIPE
Na crise, sua equipe pode estar tão fragilizada quanto você, necessitando de motivação, integração, apoio emocional e estratégico. Motive e fortaleça sua equipe.
CAPACITE
Competir num ambiente onde a economia está aquecida é uma coisa. Mas para vencer em momentos difíceis é necessário muito mais competência e profissionalismo. É nesta hora que sua equipe precisa estar afinada, motivada, treinada tanto nos aspectos técnicos de produto e mercado, quanto comportamental e de relacionamento com o cliente. Para “pisar no freio”, muitas organizações cortam o item “treinamento e capacitação” do seu orçamento. Porém, o que conseguem com esta ação é uma equipe despreparada e que provavelmente conseguirá apenas resultados medíocres.
COMUNIQUE
Quando não se tem uma boa comunicação aparecem as dúvidas acompanhadas das populares fofocas internas. Todos nós queremos saber para onde estamos indo e para onde devemos ir. Em momentos de crise é necessário caprichar ainda mais na comunicação com a equipe, mantê-la informada das ações necessárias para um bom desempenho e manter o foco.
EMPREENDA
Empreender é colocar ideias e inovações em ação. Na crise é necessário sair do óbvio, é preciso inovar, fazer com mais qualidade, porque a competição agora está mais acirrada. O consumo diminui e a concorrência aumenta.
Provoque sua equipe para que surjam ideias, projetos, ações e inovações que venham diminuir despesas, melhorar a produtividade e aumentar as vendas.
Se o mar está parado, siga remando! Se sua empresa está atravessando momentos difíceis, siga remando, pois toda travessia tem o seu fim!
Afine-se para o sucesso!
Colaboração de Fabiano Brum