O Paraná está vencendo a crise

Cida Borghetti*

Tive a honra de representar o governador Beto Richa na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa e entregar ao presidente da casa, deputado Ademar Traiano, a mensagem de prestação de contas do Governo de 2015.
A cerimônia faz parte do protocolo das relações entre os três poderes e conta com a presença de deputados e representantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.
Além da honra de cumprir essa tarefa importante, por constitucional, tive a alegria de levar boas novas para a Casa do Povo, resultado do trabalho e do esforço extraordinário de toda a equipe do Governo do Paraná em superar uma grave crise econômica e social na qual se debate o país.
Os números da prestação oficial de contas de 2015 mostram que hoje o Paraná é um estado equilibrado, com as contas em dia e com uma das melhores situações fiscais e financeiras do Brasil.
Pouco mais de um ano depois do ajuste fiscal determinado pelo governador Beto Richa, que previa austeridade e esforço de todos os paranaenses, tive a oportunidade de agradecer o apoio incondicional dos deputados para atravessar tempos mais difíceis e dizer-lhes, pessoalmente, que sem a harmonia entre os poderes, nosso Governo não conseguiria levar a termo nenhum projeto.
Muito menos, pedir austeridade e reduzir gastos quando as contas públicas dos Estados já vinham refletindo uma defasagem permanente.
Mas nesse começo de 2016, com redução real nas nossas despesas públicas, extinção de cargos e enxugamento da máquina administrativa, e o esforço de todos os paranaenses, que corresponderam plenamente ao desafio apresentado pelo Governo, pude anunciar cerca de R$ 8bilhões que serão aplicados em obras de infraestrutura, educação, saúde, segurança e em ações em todas as áreas da administração. Depois de um ano difícil, o Paraná terá o maior investimento de toda a sua história.
Em meio às turbulências da economia nacional, o Paraná se preparou e criou condições para que pudéssemos honrar nossos compromissos, aumentar os investimentos e ampliar a política de valorização dos servidores, com o adiantamento do 13º salário e aumento de 10,67% nos salários.
Os dados do próprio IBGE apontam que o Paraná ultrapassou o Rio Grande do Sul e hoje é a 4ª economia do Brasil. E levantamento da respeitada revista britânica “The Economist” mostra que o Paraná é o 2º Estado mais competitivo do Brasil, atrás apenas de São Paulo.
Ao entregar a mensagem do Governo Beto Richa aos meus ex-colegas da Assembleia Legislativa, onde cumpri dois mandatos, tive certeza que vivemos tempos mais serenos e equilibrados do ponto de vista do Governo e sua equipe, como comprovam os números e análises da nossa economia.
Tenho claro, porém, que fazemos parte da Federação brasileira, e sofremos as consequências diretas de todos os atos da República. Mas somos, acima de tudo, cidadãos responsáveis, que já aprenderam a enfrentar desafios e vencê-los.
Entramos no ano de 2016 com mais esperança, mais união e mais força de vontade, e esses são ingredientes fundamentais para uma sociedade como a nossa vencer a travessia para uma vida melhor.

*Cida Borghetti, vice-governadora do Paraná