Ilumine sua vida familiar
Caro leitor, se você deseja que seu lar seja um verdadeiro Seicho-No-Ie (Lar do Progredir Infinito), não perca por um instante sequer, o controle da sua mente. Não profira palavras impensadas e grosseiras. Procure fazer com que todas as palavras que você proferir em casa sejam polidas, dignas de um filho de Deus. Respeite os seus familiares e seja por eles respeitado, pois todos vocês sãos filhos de Deus; e estão convivendo com seus respectivos familiares a fim de concretizar neste mundo uma vida realmente digna de um filho de Deus.
Todos aqueles que julgam os outros, serão também julgados; aqueles que lançam sua cólera contra os outros, serão também vítimas da ira alheia; aqueles que ferem os outros com a lança mental, serão também feridos da mesma forma; aqueles que cortam os outros com a espada mental serão também cortados da mesma maneira. Tudo isso se baseia na lei mental e é inevitável. Fisionomia serena, palavras amáveis e gratidão mútua são requisitos indispensáveis para que seu lar se transforme em verdadeiro lar Seicho-No-Ie. Se, numa família, as pessoas vivem lançando umas às outras palavras de censura, critica ira e queixa, estão fazendo o mesmo que agredir-se com a espada da mente. Mesmo as pessoas boas, dificilmente saem ilesas quando se agridem umas às outras com tais armas. Não pense que isto é uma simples metáfora. As atitudes mentais infalivelmente se manifestam sob forma concreta. Se, numa família, alguém contraiu alguma doença que faz vomitar sangue, isso significa que no corpo dessa pessoa se concretizaram as atitudes mentais dos membros da família, que se agrediram e se cortaram através de pensamentos e palavras.
Caro leitor, não fira os seus familiares com a mente. Reprimir a raiva não é suficiente. É preciso elevar-se espiritualmente a ponto de não sentir raiva. Enquanto estiver apenas reprimindo a raiva, esta ficará acumulada nas entranhas (como disse outrora o monge Kenko, em sua obra Tsurezure-gusa) e poderá provocar doenças gástricas ou doenças cardíacas. Quando uma pessoa fica reprimindo o desejo de fugir de alguma coisa ou de alguma situação, ela pode contrair uma doença que não a deixa sentar-se confortavelmente (ou seja, hemorroidas). As atitudes mentais se concretizam infalivelmente. Caro leitor, onde quer que vá, leve sempre aos seus semelhantes o espírito de gratidão, palavras de amor e sorriso afável. Coisas boas atraem outras coisas boas. Assim, aqueles que vivificam os outros também são vivificados. Somente onde há o espírito de gratidão, palavras de amor e sorriso afável nascem à atmosfera de harmonia processam-se o verdadeiro crescimento e progresso.
Fonte: Livro – A Verdade da Vida – vol 7, 239 a 241 autor – Massaharu Taniguchi.
Regional da Seicho No Ie de Paranavaí-
Av. Rio Grande do Norte, 1.600 – centro
Telefone (44) 3423-5531 – Reuniões: Terça-feira – 14h30
Quarta-feira – 19h55 – Domingo – 9h
Site: www.sni.org.br