Cursos de Direito das universidades estaduais recebem Selo de Qualidade da OAB

Os cursos de Direito das universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e do Norte do Paraná (UENP) receberam na manhã de ontem (13), um selo de qualidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 
O Brasil tem 1.266 cursos de Direito e apenas 139 receberam o selo “Recomenda OAB”. A seleção acontece com base no índice de aprovação dos alunos nos exames da Ordem e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Dos cursos recomendados pela Ordem, 78 são de instituições públicas e 61 de privadas. No Paraná 12 cursos receberam o selo e cinco são das universidades estaduais.
ALTO ÍNDICE – O índice de aprovação dos alunos de Direito das universidades estaduais no Exame da Ordem é alto. A coordenadora do curso de direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Soraya Saad Lopes, conta que o índice de alunos aprovados é bom e esse desempenho se confirma na inserção de seus alunos do mercado de trabalho.
“Nosso índice de aprovação na OAB tem sido de 80% em cada exame”, disse ela. Os conceitos 5 no Enade nas três avaliações das quais participou o curso de Direito da UENP (2006, 2009 e 2012) são antecedidas por oito conceitos "A" consecutivos do provão do MEC. “Além disso, o curso possui três selos de excelência de qualidade da OAB Federal. A qualidade que se revela pela aprovação no exame da OAB tem sido confirmada pela colocação dos nossos graduados no mercado de trabalho” afirma a coordenadora.
Em Londrina, os alunos do curso de Direito da UEL que foram aprovados no exame comemoraram a aprovação e o selo, como conta o coordenador do curso de Direito, Marco Antônio Valle. “Dezenas de alunos do 5º ano do curso de Direito da UEL já comemoraram a aprovação, antes mesmo de se formarem, sem contar a aprovação daqueles já graduados, o que vem sendo uma constante em todos os exames da OAB, onde o curso tem sido um dos que mais aprova no Paraná”, explica.
Para o coordenador, os bons resultados dos alunos no exame se dão pela qualidade de ensino da universidade. “Isso só vem a confirmar a qualidade do corpo docente do curso de Direito da UEL, propiciando que seus formandos e formados tenham êxito não só no Exame da OAB, como também em dezenas de concursos públicos, nas inúmeras carreiras onde o bacharelado em Direito é imprescindível”, expõe Marco Antônio Valle.
ENADE – As universidades estaduais obtiveram o conceito 5 em avaliação do MEC em seis dos sete cursos de Direito ofertados pelas instituições. A Unioeste oferta o curso em três campi (Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e em Francisco Beltrão). O curso de Francisco Beltrão recebeu o conceito 4. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade, utilizado pelo Ministério da Educação, para avaliar os cursos superiores. Ele é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.
O curso de Direito do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho, alcançou nota 5 no Enade. A nota máxima na avaliação comprova a excelência da qualidade do ensino e destaca o curso da UENP como referência nacional. Os dados do Enade de 2012 indicam que o curso de Direito da Instituição ficou em 2º lugar na classificação geral do Brasil e 1º lugar do Paraná.
EXAME DA ORDEM – A aprovação no Exame da Ordem Unificado é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. Os bacharéis de Direito realizam o exame para demonstrar que possuem capacitação, conhecimentos e práticas necessárias para o exercício da advocacia. O exame é dividido em duas fases, na primeira é aplicada a prova objetiva, com 80 questões de múltipla escolha, na segunda é aplicada a prova prático-profissional.