Índice cresce mais uma vez e preocupação com epidemia volta a preocupar a Vigilância de Saúde

Os números não mentem. Paranavaí já corre risco de ter uma epidemia de dengue novamente. Os resultados do primeiro LIRA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes) de 2016 mostram como a população ainda não tem feito seu papel de maneira eficaz. O índice de infestação registrado no último LIRA de 2015, que já estava acima do tolerável (1%), subiu de 2,5 para 2,8. 
“Recebemos os resultados do primeiro LIRA deste ano e ficamos desapontados. Além do número ter subido, alguns bairros estão com o índice muito acima do permitido. Ouro Branco, Vila City e Morumbi chegaram a 4,1%. Em novembro do ano passado fizemos um mutirão da dengue na Vila City, percorremos 20 quarteirões e mobilizamos mais de cem pessoas. Naquela época o índice era de 1,7 e o aumento foi muito grande. Não conseguiremos vencer esses problemas sozinhos, precisamos da ajuda da população”, afirma o Diretor da Vigilância de Saúde, Randal Fadel Filho. 
Em 2015 foram notificadas 1.846, sendo que 1.262 foram advertidos e 92 multados. Somente em dezembro foram vistoriadas 161 residências e 217 terrenos baldios, onde foram recolhidos 48 sofás, 135 pneus e entre outros lixos, somando um incrível número de 48.550 quilos. Com essas vistorias, foram eliminados 16 focos com larvas do mosquito pelos agentes de endemia, além da entrega de 183 pneus para reciclagem.