Hemonúcleo de Paranavaí comemora Dia do Doador Voluntário de Sangue

Amanhã será o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Para marcar a data, o Hemonúcleo de Paranavaí terá horário especial de atendimento, das 7h30 às 15 horas, sem intervalo para almoço. O principal objetivo do expediente estendido é coletar a maior quantidade possível de sangue ao longo do dia.
As bolsas de sangue e de plaqueta abastecem hospitais de toda a região Noroeste do Paraná. Eventualmente, podem ser levadas para outros municípios.
Em outubro, o Hemonúcleo de Paranavaí atendeu, em média, 28 doadores por dia. De acordo com a responsável técnica pelo banco de sangue, Maria Luísa Dias Fraga Peron, a quantidade é regular, mas, perto do final do ano, a quantidade de bolsas de sangue e de plaquetas utilizadas nas unidades hospitalares aumenta.
Proporcionalmente, o número de pessoas que fazem a doação de sangue diminui, principalmente porque muitas aproveitam o período de férias para viajar. Os feriados prolongados também comprometem a coleta.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos. Pessoas com 16 e 17 anos só podem ser doadoras se estiverem acompanhadas por um responsável legal. Para o caso de pessoas com 68 ou 69 anos, a exigência é que já sejam doadoras frequentes. Somente pessoas com mais de 55 quilos podem ter sangue coletado.
É necessário ter boas condições de saúde, não usar drogas, não manter relações sexuais com várias pessoas, não ter recebido transfusão sanguínea há menos de um ano e não ter tido hepatite após os dez anos de idade. Além disso, o doador não pode ter passado por cirurgia de pequeno porte nos últimos seis meses ou por cirurgia de grande porte no último ano.
SERVIÇO – O Hemonúcleo de Paranavaí localiza-se na Rua Rio Grande do Sul, número 2.390, próximo à Santa Casa.