Copa Escolar Unimed será aberta em Maringá

MARINGÁ – Promovida pela Unimed Maringá e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a 18ª Copa Escolar Unimed será aberta oficialmente nesta quinta-feira (dia 5) a partir das 19h no Ginásio de Esportes Chico Neto.
A programação, que vai reunir dirigentes da cooperativa e autoridades, tem confirmada a presença de um convidado especial: o ex-jogador Romário Souza Faria, tetracampeão mundial com a seleção brasileira em 1994 e atualmente senador da República pelo Rio de Janeiro.
PARTICIPANTES – Estão inscritos 3,4 mil atletas que representam 71 escolas do município e região de abrangência da cooperativa médica. As competições serão realizadas durante duas semanas nas modalidades atletismo, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, taekwondô, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez, categorias masculino e feminino.
Alunos com algum tipo de limitação física, auditiva, visual, intelectual e espectro altista, vão participar de disputas em atletismo, natação, tênis de mesa e xadrez.
Realizada anualmente, a Copa Escolar Unimed é considerada a maior competição do Sistema Unimed no Brasil.
REVELAÇÕES – Ao longo de 18 anos de história, a Copa Unimed tem ajudado também a transformar a vida de muitos atletas, revelados no evento. É o caso das gêmeas nascidas em Lobato (PR), Laís e Lara Schuster, 15 anos.
Elas começaram sua trajetória brilhando na modalidade vôlei de praia. Atualmente treinam na Associação Maringaense de Vôlei de Praia (AMVP) e são apoiadas por projetos oficiais, recebendo bolsa de estudos de um colégio particular.
Em 2013, a dupla foi campeã nas modalidades de voleibol e vôlei de praia na Copa Unimed e venceu os Jogos Escolares do Paraná, repetindo o feito no ano seguinte. Em novembro, elas vão representar o Estado nos Jogos Brasileiros Escolares e participam de mais uma edição da Copa Unimed.
“Essa competição despertou ainda mais nosso interesse pelo esporte e mostrou que somos capazes de ir mais longe. Fizemos novas amizades e ganhamos experiência convivendo com atletas qualificados”, destacou Laís.
Lara diz que o sonho delas é representar o Brasil em competições internacionais: “Quem sabe chegar a uma Olimpíada ou mundial. Sabemos do nosso potencial e estamos nos dedicando muito para que o vôlei de praia do nosso país continue sendo bem representado”.
Professor de educação física e pai das meninas, João Roberto Schuster é só orgulho. “A meu ver, a Copa Unimed é o maior e mais importante evento desse gênero no Paraná, onde nascem muitos talentos”, observa.