Chegamos à melhor idade

*Robson Fracaroli

Em março de 1992 comecei a trabalhar no Diário do Noroeste. Lembro-me como se fosse hoje: meu primeiro serviço foi na abertura da então Expofapa, que anos depois se tornou ExpoParanavaí. O presidente da Sociedade Rural era o agropecuarista Deusdete Ferreira de Cerqueira.
Na época tirávamos as fotos em filmes preto e branco. Tínhamos duas máquinas Pentax K-1000 com flash Frata. Os negativos eram revelados por mim e pelo Guto Costa em um laboratório que funcionava ao lado do banheiro. O local era tão quente que mais parecia um forno.
Na redação os textos eram redigidos em máquinas de escrever pelos jornalistas Jorge Roberto Pereira da Silva, Valdinei (Dinei) Feitosa, Dorival Ferreira (in memoriam), Chicão Soares, Saul Bogoni e também pelo “Seo” Euclides Bogoni.
A sede do jornal ficava na Avenida Rio Grande do Norte, esquina com a Rua Paraíba. Quando chovia um pouco mais forte, era uma loucura. Tínhamos que fazer malabarismo porque o local alagava.
Talvez você possa estar questionando onde quero chegar relembrando esses fatos. Pois bem. Escrevi isso para contextualizar o que significa aos meus olhos o aniversário do DN. O jornal inicia a fase da melhor idade. Afinal, teoricamente ao se completar 60 anos uma pessoa passa a aproveitar a vida e curtir os frutos plantados ao longo do tempo.
Comparando as épocas digo com toda a certeza que atualmente temos uma estrutura física muito melhor. Nossos equipamentos em todos os setores são modernos e de última geração.
Teoricamente era para estarmos tranquilos. Porém, para nós do DN, é hora de dar uma nova guinada na história. O momento exige que tenhamos novas plataformas de comunicação. A data não poderia ser mais adequada para lançarmos um novo site e anunciar o uso mais frequente das redes sociais.
Com essas ferramentas estaremos postando informações em tempo real e mantendo um contato direto com você, leitor. Isso acontecerá de forma responsável, ética e com o respeito que norteia nossa edição impressa.
Com isso queremos que essa “jovem senhora” empresa inicie sua Melhor Idade inovando mais uma vez. Que venham os próximos aniversários e que possamos continuar a atender as demandas e as mudanças constantes que o mercado exige.

*Robson Fracaroli é jornalista provisionado, formado em Administração de Empresas pela Fafipa (Unespar) e acadêmico de Direito da Unipar Paranavaí