“Ao Mestre com Carinho”

Rogério J. Lorenzetti*

O título foi copiado de um filme britânico produzido em 1967, estrelado por Sidney Poitier, que retrata questões sociais e raciais em uma escola localizada na comunidade pobre de Londres. James Clavell dirigiu e escreveu o roteiro, baseado na semiautobiografia homônima de E. R. Braithwaite.
A canção tema do filme, "To Sir, with Love", cantada por Lulu (Marie M. M. Lawrie) transformou-se em um sucesso, liderando as paradas musicais estadunidenses naquele ano, e foi citada pela revista Billboard como a “número um” em 1967.
 
Esta semana, no dia 15, comemoramos o Dia do Professor. Participei, como convidado, de um jantar por adesão organizado pela SEDUC. Tive por algumas horas a companhia sempre agradável dos nossos professores municipais. Na ocasião cinco educadoras que fizeram projetos extracurriculares foram premiadas.
 
Faço aqui uma referência ao filme que assisti, ainda jovem, e que marcou uma época de grandes transformações de comportamento. As dificuldades de ensinar nos dias de hoje enfrentam desafios diferentes, mas permanece a contestação que se revela ainda mais cedo na geração que estamos educando.
 
Observando a alegria dos presentes ao evento, todos no clima de comemoração, me veio à mente a imagem deles nas salas de aula, sendo questionados e tendo que manter disciplina além de transmitir conhecimento educando crianças vindas de diferentes famílias, uma tarefa cada dia mais difícil.
 
Sou filho de uma grande educadora, D. Jeny. Desde cedo pude observar a dedicação dela às escolas e às crianças que estiveram sob seus cuidados. Fazia com amor a tarefa de educar e, quando exerceu cargos de gestão, organizar as estruturas educacionais a ela confiadas.
 
Seu exemplo marcou fundo a minha personalidade e as ações que executo como prefeito. Busco dar a este importante setor da administração pública as melhores condições possíveis para que executem bem sua nobre missão.
 
Sei que ainda não alcançamos a excelência, mas os números apurados mostram um avanço muito grande nesta área e divido com nossos mestres estes resultados recentes.
 
Afinal, para quem é filho de uma professora, não poderia agir diferente sabendo da importância do trabalho das escolas para o sucesso das novas gerações.