Movimento estadual contra aumento de impostos terá ações em Paranavaí

O Projeto de Lei 662/2015, do Governo do Estado do Paraná, prevê um novo pacote fiscal que estabelece aumento na tributação. A intenção é que a proposta seja votada em regime de urgência, mas representantes de entidades de classe querem evitar que seja aprovada.
O movimento “Menos Tributos, Mais Respeito” surgiu com o intuito de pressionar as autoridades para se posicionarem contra o PL 662. É liderado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seção Paraná, e tem o apoio de diferentes instituições por todo o Estado.
De acordo com o presidente da OAB – Subseção Paranavaí, Anderson Donizete dos Santos, na próxima semana haverá uma reunião com lideranças da cidade, para tratar sobre o assunto. “Temos esse compromisso com a sociedade”.
Ele informou que os representantes das entidades de classe irão elaborar um manifesto público e encaminhar para os deputados, pedindo que o PL 662 seja retirado imediatamente de pauta na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
“As pessoas estão cansadas de pagar a conta pela ineficiência administrativa. São muitos gastos sem controle, e sempre sobra para os contribuintes”, avaliou Santos. “Aumentam os impostos, mas não vemos corte de gastos e de privilégios”.
O descontentamento se estende até o Governo Federal, que anunciou a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) como alternativa para driblar as dificuldades que o país enfrenta.
“Não é só uma crise econômica. É também institucional generalizada. A própria população não acredita mais no poder do Estado e nos governantes”, destacou o presidente da OAB de Paranavaí. “O aumento da taxação está achatando a classe que produz”.
Enquanto isso, os escândalos de corrupção nas esferas federal e estadual continuam sendo noticiados diariamente, o que justifica a indignação da sociedade, conforme enfatizou Santos. Para ele, a mobilização de todos garantirá resultados positivos.