Pequenas vítimas

Rogério J. Lorenzetti*

“A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes”. Albert Einstein

As imagens da fuga de parte da população síria, vitimada pelo conflito armado, vem comovendo a todos nós. Em especial fotos que envolvem crianças são as mais chocantes, desde a que mostra um menino morto na praia e outras que mostram pais desesperados carregando filhos em fuga de policiais ou tentando buscar alimento em filas que lembram os horrores de outras guerras.

Conversando sobre isto com um amigo, empresário de sucesso no ramo da beleza, ele me disse que conheceu, ainda criança, esta realidade. Nasceu em Angola e viveu lá durante a guerra civil, passou fome e foi confinado em um campo de refugiados aos seis anos de idade.

Ele me dizia, inconformado, que não podia aceitar as pessoas falarem em deixar o país ou que não temos futuro. Analisava a nossa história sem conflitos internos e dizia que embora discorde do que está acontecendo em relação à corrupção entende que este momento difícil vai passar e trará um país melhor, mudando de vez a cultura do "levar vantagem" tão comum entre nós.

"Os brasileiros não imaginam o que é um conflito armado, a falta de alimentos ou de perspectivas, a tristeza de uma criança neste cenário. Temos um país maravilhoso e não damos o devido valor às conquistas recentes que resgataram milhões de pessoas da miséria".

Nosso país, na sua história, sempre recebeu levas de imigrantes que deixaram sua terra em busca de uma vida melhor. Estas pessoas e seus descendentes nos ajudaram a construir nossa nação. Repetimos a disposição de receber refugiados sírios, entre eles crianças, que nos ajudarão a vencer nossos problemas, os quais têm dimensão muito menor do que os deles, vivendo aqui em paz.

A noite das dificuldades passará e a escuridão será vencida pelos primeiros raios de sol do alvorecer de um novo tempo. O Brasil é um país espetacular com um povo criativo e trabalhador.

Vamos cuidar das nossas crianças, dando a elas uma educação de qualidade e orar a Deus para que possam sempre evoluir no sentido de continuar construindo um país mais justo e solidário e que ele continue nos poupando das desgraças das guerras causadas pela intransigência humana.