Santos supera aproveitamento de campeões e fica perto de fim de jejum

A vitória sobre o São Paulo na rodada 24 do Brasileiro fez com que o Santos atingisse um aproveitamento de 75% dos pontos disputados desde que Dorival Júnior assumiu o comando da equipe em substituição a Marcelo Fernandes.
O índice é superior ao do Corinthians, líder da competição com 51 pontos ganhos, o que significa 70,8% dos disputados até agora. É também maior do que o aproveitamento obtido por todos os campeões nacionais desde que o torneio passou a ser disputado no sistema de pontos corridos, em 2003.
Esse crescimento, que fez o Santos sair da zona de rebaixamento para disputar posições no topo da tabela de classificação, pode levar o time, na jornada 25, a ser disputada no próximo final de semana, a quebrar um jejum recorde.
Entre os clubes que já ergueram o troféu de campeão brasileiro com o novo formato de disputa, ele é o que está afastado do G4 há mais tempo. Faz 183 rodadas que a equipe da Baixada Santista não figura no pelotão de elite.
A mais recente ocasião em que o Santos esteve nesse bloco foi ao final da rodada 31 do Brasileirão de 2010, mesmo após ter perdido em casa para o Grêmio Prudente por 3 a 2. A partida foi disputada em 24 de outubro. Ou seja, o time está prestes a completar cinco anos longe do grupo que clubes que assegura uma vaga na Libertadores na temporada seguinte.
Faltando 42 pontos para ser disputados, se o Santos mantiver essa alta média de aproveitamento, poderá conquistar 32 pontos até o final da temporada. Somados aos que já tem, isso o levaria a 69, número que seria suficiente garantir uma das quatro vagas para a Libertadores em qualquer uma das edições do Brasileirão desde que a competição passou a ser disputada com 20 clubes.