Maringá é a segunda cidade do Paraná em crescimento populacional

A população de Maringá cresceu 1,4662% de 2014 para 2015, segundo estimativa divulgada nesta sexta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo a segunda cidade do estado que mais cresceu, em termos de proporção.
A data de referência da pesquisa é de 1º de julho de 2015, quando os 5.570 municípios brasileiros foram analisados. Atualmente o Brasil conta com uma população estimada de 204,5 milhões e Maringá com 397.437 habitantes, sendo a terceira cidade mais populosa do Estado.
Para o secretário de Planejamento, Laércio Barbão, o crescimento populacional de Maringá se deve pelo crescimento natural da população, além da migração de pessoas que buscam uma qualidade de vida melhor.
“Com o aumento da população Maringá consegue mais investimentos do Fundo de Participação dos Municípios. A administração vai utilizar esses dados do IBGE para planejar políticas públicas e investir em ações para a comunidade”.
Barbão explica que a pesquisa será utilizada na formação do Plano Diretor. “Nossa ideia é analisar atentamente esses dados e fazer um acompanhamento setorizado da cidade, avaliando as regiões que mais cresceram para demandar políticas públicas a esses locais e continuar oferecendo uma boa qualidade de vida”.
Para o prefeito Roberto Pupin o crescimento de Maringá se deve também ao bom desempenho da economia local. “Maringá tem atraído muitos investimentos em áreas estratégicas como de tecnologia, medicina de ponta e ensino superior, fator que pesa na decisão dos empreendedores na hora de investir e do trabalhador na hora de escolher uma cidade onde vai encontrar mais oportunidade de emprego e crescimento profissional”.
DESTAQUE – Além de ser a segunda cidade do Paraná que mais cresceu proporcionalmente, Maringá é destaque em outras áreas como:
– Melhor cidade do Brasil em desenvolvimento Urbano;
– 1ª cidade do Paraná em saneamento do Estado, 2ª do Brasil;
– Melhor aeroporto em potencial do Estado, 6º do Brasil; (Revista Airportinfra 2014)
– Melhor cidade para se criar os filhos do Estado, 8ª do Brasil; (Revista Exame 2014)
– 2ª maior balança comercial do Paraná, 6ª do Brasil; (SECEX/ MDIC2014)
– 2ª maior em exportações do Estado, 15ª do Brasil; (SECEX/ MDIC2014)
– 2ª melhor em negócios do Estado, 15ª do Brasil; (Revista Exame 2013)
– 2ª maior e melhor cidade do Paraná, 25ª do Brasil; (Delta Economics & Finance 2014)
– 2ª maior IDH (IBGE 2010) do Paraná; 23ª do Brasil;
– 2ª no melhor combate à mortalidade infantil do Paraná, 5ª melhor do Brasil; (DATASUS 2011)
– 2ª melhor cidade para se viver no Estado, 38ª do Brasil (Revista Exame 2014);
– 3ª cidade do Paraná em geração de empregos, 13ª do Brasil (CAGED/2013)