Mais de 1,6 milhão de trabalhadores já sacaram o Abono Salarial

BRASÍLIA – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou ontem os dados sobre o pagamento do Abono Salarial do PIS/Pasep referente ao exercício de 2015/2016. Até o 31 de julho, 1.636.382 milhão de trabalhadores sacaram o benefício.
O número representa 7% do total de 23.366.669 milhões de cidadãos identificados como aptos a receber o benefício no atual exercício.
O pagamento começou no dia 14 de julho e terminará no dia 30 de junho de 2016. Os recursos utilizados para o pagamento do benefício, até a data do balanço, foi de R$ 1.280.292.159,89.
Para ter direito ao benefício, é preciso ter trabalhado pelo menos 30 dias recebendo até dois salários mínimos em 2014, além de ter sido cadastrado até 2010 no Programa Integração Social (PIS), para trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada, e no Pasep, para servidores públicos.
Os trabalhadores da iniciativa privada podem retirar o benefício, de R$ 788, até 30 de junho do ano que vem, em agências da Caixa Econômica Federal ou por meio do Cartão do Cidadão.
Já os servidores públicos podem receber o benefício por meio de saques nas agências do banco, de acordo com o final da inscrição. O direito ao benefício pode ser consultado pelo número 0800-7260207.
QUEM PODE RECEBER – Os trabalhadores que tiveram os dados informados na Relação Anual de Informações (Rais), e que tenham atendido aos seguintes critérios: estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, (neste caso, estão sendo pagos os cadastrados até 2010); ter trabalhado com carteira assinada ou ter sido nomeado efetivamente em cargo público (neste caso estão sendo pagos os nomeados até 2010), durante pelo menos 30 dias no ano-base para empregadores contribuintes do PIS/Pasep (empregadores cadastrados no CNPJ); e ter recebido em média até dois salários mínimos de remuneração mensal durante o período trabalhado.
ONDE RECEBER – Os trabalhadores inscritos no PIS recebem o abono nas agências da Caixa Econômica Federal. Os que tiverem Cartão Cidadão com senha cadastrada também podem fazer o saque em casas lotéricas, caixas de autoatendimento e postos do Caixa Aqui.
Os inscritos no Pasep recebem no Banco do Brasil. Para retirar o dinheiro, devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou no Pasep.