Número de casos notificados de dengue em Maringá permanece o mesmo em uma semana
A equipe fez um mutirão de limpeza em um imóvel da Prefeitura que estava sendo utilizado como depósito de irregular de materiais inservíveis, com grande quantidade de recipientes que acumulam água, como pneus, lonas plásticas, vasos sanitários, televisores e baldes.
A equipe de agentes da Secretaria de Saúde eliminou todos os focos do mosquito da dengue e uma equipe da Semusp removeu todo o lixo descartado no local.
A ação integrada resultou na retirada de uma carreta de entulhos. O imóvel, localizado na Rua Rio Madeira (Conjunto Residencial Tuiuti), precisou dessa intervenção porque além de acumular resíduos que serviam de criadouro do mosquito da dengue, estava incorrendo em risco à saúde pública.
O balanço semanal da dengue divulgado pela Saúde nesta sexta-feira, apontou que o número de casos notificados permaneceu o mesmo na última semana, 3.501. Os casos confirmados subiram de 1.139 para 1.154. O gerente de Vigilância Ambiental, Silvio Torrecilha, atribuiu a manutenção dos números ao tempo seco.
“Esses 15 novos casos confirmados nesta semana são aqueles que estavam represados, aguardando apenas o resultado dos exames. Percebemos que os casos não aumentaram por conta do tempo seco. Nossos agentes confirmam que os principais focos estão em locais abertos com entulho e lixo que acumulam água. Por conta disso, a Prefeitura vem agindo cobrando os proprietários que façam a limpeza e atuando também nos espaços públicos”, afirmou Torrecilha.
O gerente alerta para o auxílio indispensável da comunidade nessa luta. “Os focos de larvas levam de 4 a 5 dias para se desenvolver. O ciclo de vida do mosquito é de 30 dias e nesse período uma fêmea gera outros 1.500 mosquitos”, explica.
A secretária se Saúde, Carmem Inocente, explica que as ações permanecem com programação diária devido à preocupação em relação ao aumento da doença na cidade.
“Estamos concentrando esforços nos bairros com maior índice de infestação, onde nossas equipes trabalham incessantemente promovendo ações com a comunidade. Temos que trabalhar com a nossa realidade, estamos próximos a uma epidemia e é preciso conscientizar sempre para que as pessoas atuem”, conclui.
Acesso Cidadão
O diretor de Fiscalização, Marco Antônio Lopes de Azevedo, afirmou que a Prefeitura vai continuar agindo fazendo a limpeza de terrenos e imóveis públicos, mas também orientando a população. “Os proprietários de terrenos podem se cadastrar no Acesso Cidadão para serem comunicados da necessidade da roçada, evitando multas”.
Este é um canal de acesso direto com a Prefeitura que permite o cidadão a lidar com assuntos sobre suas propriedades, recebendo alertas e mensagens sempre que houver uma notificação. Com essa interação inédita, a Prefeitura entra em contato sempre que houver uma novidade em processos e notificações, dando até mesmo a oportunidade de regularizar seu imóvel antes de ser punido por irregularidades, entre outras coisas.