Cinco fazendas são multadas em R$ 10 milhões pelo Ibama

Cinco fazendas nos municípios de Paragominas e Ulianópolis, no Pará, foram multadas e embargadas por danificar a vegetação nativa. Segundo o Ibama, aproximadamente dois mil hectares foram desmatados e queimados de forma ilegal.
 Ainda segundo o Ibama, os proprietários alegam que a limpeza da área está de acordo com a Instrução Normativa nº 2, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, do estado do Pará. A norma dispensa a autorização para limpeza de áreas em que há a presença de vegetação secundária, aquela que cresce em áreas onde a vegetação original já foi retirada para a utilização legal do solo.
 Mas o superintendente substituto do Ibama no Pará, Alex Lacerda, diz que os proprietários estavam utilizando a instrução normativa de maneira irregular.
Os autos de infração somados chegam a dez milhões de reais. As fazendas estão embargadas e têm 20 dias para apresentar as justificativas que comprovem a legalidade das atividades. O comércio com as áreas embargadas é crime, como previsto em lei.