Reunião vai orientar produtores quanto à resolução que determina a rotulagem de frutas e verduras

A Secretaria Municipal de Agricultura de Paranavaí, em parceria com a Emater e Sindicato Rural, realiza nesta segunda-feira, às 14h, uma reunião com produtores rurais do município para repassar as orientações sobre a Resolução 748/2014 da Secretaria Estadual de Saúde, que determina a rotulagem de produtos hortícolas (frutas e verduras) in natura a granel, ou embalados, comercializados no estado do Paraná. O evento será na sede do Sindicato Rural de Paranavaí.
“A resolução tem o intuito de orientar o consumidor final dos produtos, dando informações básicas sobre o que ele está adquirindo, garantindo, assim, um controle de rastreabilidade no caso de um possível problema”, explica o secretário de Agricultura, Osmar Wessler.
A fiscalização nos estabelecimentos comerciais (redes de supermercados, mercearias, quitandas, etc.) estará a cargo dos fiscais da Vigilância em Saúde (Visa) do município e vai obedecer diferentes prazos, dependendo do enquadramento dos produtos hortícolas.
“O primeiro grupo, e que já está valendo a resolução – iniciou no dia 1º de julho – engloba os seguintes produtos hortícolas: banana, cebola, cenoura, couve-flor, laranja, maçã, morango, repolho, tomate e uva. Posteriormente a fiscalização irá se estender para um segundo grupo de produtos hortícolas: abacaxi, abobrinha, aipim, alface, batata, chuchu, goiaba, mamão, melancia, pepino e pimentão, que serão fiscalizados a partir de 17 de dezembro de 2015. A fiscalização dos demais produtos entrará em vigor a partir de 1º de julho de 2016”, ressalta o secretário.