Pequenos negócios podem participar de compras públicas

O Sebrae/PR lança em Loanda, Nova Londrina e Paranavaí o Programa Compra Paraná, que tem como desafio preparar e estimular, com orientação técnica, a participação de micro e pequenas empresas, e também de microempreendedores individuais, em processos de licitação, compras públicas e governamentais, por meio de um processo permanente de mapeamento, capacitação e negociação.
Os lançamentos oficiais, com a palestra “Como vender para as empresas públicas e fazer sucesso em licitações”, serão em Loanda, neste dia 27 de julho, às 19h30, na Associação Comercial e Industrial de Loanda (Acil); em Nova Londrina, no dia 12 de agosto, às 19h30, na Associação Comercial e Empresarial de Nova Londrina (Acinol); e em Paranavaí, no dia 13, às 19h30, na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap). Os cursos do Programa acontecem nos meses de agosto e setembro.
O Compra Paraná, do Sebrae/PR, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), tem como foco vendedores, no caso as micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais, e também compradores, que são as entidades públicas e governamentais, nas esferas municipal, estadual e federal.
O consultor do Sebrae/PR, Wendell Gussoni, explica que as capacitações servirão para preparar os empreendedores de pequenos negócios a enxergar as licitações e as compras públicas como um canal alternativo e seguro de vendas. “Esse mercado, que envolve o setor público, realiza grandes compras e precisa ser muito bem avaliado, porque apresenta-se como uma opção para vendas. Além de abrir os olhos dos empresários, o Programa também prepara, capacita, ajuda os empresários a conhecer as regras, as leis e o mundo das licitações”, explica o consultor.  
O Compra Paraná também prevê ações junto a funcionários públicos que preparam os editais de licitações. “Esses colaboradores são fundamentais para o bom funcionamento do processo. Se no momento da produção dos editais, o funcionário não se atentar à possibilidade de incluir os benefícios previstos em lei para as micro e pequenas empresas, os empresários não conseguirão ter acesso às licitações por estarem fora dos pré-requisitos. Nesses casos, levaremos informações aos responsáveis pelos processos licitatórios”, complementa Wendell.

Legislação e oportunidades
A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em vigor no Brasil desde 2006, trouxe a obrigatoriedade do tratamento diferenciado aos pequenos negócios, no quesito compras governamentais. Um dado preliminar já apurado revela que de 100% das compras governamentais de um determinado município, 30% são de micro e pequenas empresas exclusivamente. Porém, apenas 15% são comprados de micro e pequenas empresas locais.
Por essa razão, o Sebrae/PR, por meio de pesquisas, vem identificando o poder de compra dos municípios paranaenses e preparando os pequenos negócios com esse Programa, cujo desafio principal é movimentar a economia local, gerando novos canais de vendas e mais oportunidades para as pequenas empresas da região.
Wendell Gussoni relata que já é possível notar um aumento no interesse por parte dos empresários da região para o mercado público. São muitos os exemplos de empresas que olharam para o mercado e cresceram, como a ForNet Telecom, localizada em Paranavaí, que produz e comercializa provedores de internet para diversos municípios da região.
“Casos como este, que começaram a vender para um município e que depois expandiram sua atuação, servem para estimular outras empresas a ingressar nesse caminho. São várias as opções para os empreendedores da região, basta estar informado e preparado para conquistar estes novos clientes”, acredita o consultor Wendell.

Encontro de oportunidades
Para o mês de setembro, estão previstos encontros de oportunidades nas cidades participantes do Programa. A intenção é aproximar as empresas locais e os representantes de entidades públicas para expor suas demandas, necessidades e processos legais para compras governamentais.
O consultor do Sebrae/PR diz que os encontros de oportunidades podem ser uma porta de entrada para começar a construir um relacionamento concreto com o poder público, que está organizando melhor a dinâmica de seus processos, sobretudo no que diz respeito aos pagamentos e transparência.

Agenda de capacitações
As empresas interessadas em participar das capacitações do Programa Compra Paraná e em se preparar para os Encontros de Oportunidades já podem se inscrever por telefone, nas associações comerciais em suas respectivas cidades. As vagas são limitadas. Confira abaixo as datas e locais das palestras e cursos em cada município:
Palestra “Como vender para empresas públicas e fazer sucesso em licitações”
Loanda –  28/7, às 19h30, na Acil
Nova Londrina – 12 de agosto, às 19h30, na Acinol
Paranavaí – 13 de agosto, às 19h30, na Aciap
Curso “Para vendedor”
Loanda –  17 a 20 de agosto, das 19 às 23 horas, na Acil
Nova Londrina – 25 a 28 de agosto, das 19 às 23 horas, na Acinol
Paranavaí – 31 de agosto a 3 de setembro, das 19 às 23 horas, na Aciap
Curso “Para comprador”
Loanda – 18 a 20 de agosto, das 8 às 18 horas, na Acil
Nova Londrina – 25 a 27 de agosto, das 8 às 18 horas, na Acinol
Paranavaí – 1º, 2 e 4 de setembro, das 8 às 18 horas, no Sebrae/PR
Mais informações e inscrições podem ser feitas nas Associação Comercial de Loanda (Acil), Rua Prudente de Morais, nº 418, ou pelo telefone (44) 3425-1770,  na Associação Comercial de Nova Londrina (Acinol),  Avenida Brasil nº 498, ou pelo número (44) 3432-1321 e na Associação Comercial de Paranavaí (Aciap), localizada na Rua Pernambuco, nº 766 ou pelo telefone (44) 3421-5400. O escritório do Sebrae/PR em Paranavaí também está disponível para detalhamentos pelo telefone (44) 3423-2865.