Apenas três agricultores manifestaram interesse de refinanciamento da dívida

Até ontem apenas três agricultores tinham procurado a Associação dos Produtores de Mandioca do Paraná (Aproman) para manifestar desejo de renegociação das dívidas com financiamentos.
O cadastro foi adotado há cerca de 15 dias, atendendo solicitação do Banco do Brasil e como forma de conhecer a extensão do problema. A agricultura vive uma crise desde o início do ano, com preços abaixo dos custos de produção.
Um dos motivos para a baixa adesão é a falta de informação, acredita o presidente da Aproman, Francisco Abrunhoza. A ideia de fazer o cadastro surgiu de uma das reuniões que lideranças do setor tiveram em Brasília no início deste mês, buscando soluções para a crise. Quem quiser manifestar interesse pode fazer através do endereço eletrônico aproman@gmail.com.
A renegociação das dívidas a médio prazo foi a principal reivindicação do protesto há 15 dias pelas ruas centrais de Paranavaí. Contou com participação de mandiocultores da região, inclusive com distribuição do produto para a comunidade.
Em contrapartida, o setor já conseguiu liberação de recursos para a compra de fécula e farinha, chamada Aquisições do Governo Federal – AGF. Serão duas etapas com compra de 40 mil toneladas em cada uma delas.
Abrunhoza informa que no dia 30 deste mês haverá um evento com a superintendência da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento – para explicar o funcionamento e as formas de acesso ao AGF.