Viver a Comunhão Fraterna

A comunidade cristã não é feita de pessoas santas ou incapazes de pecar. Pelo contrário, muitas vezes somos marcados pelo egoísmo e a capacidade de romper os laços fraternos, que mantêm a unidade da nossa vida e missão.
Uma comunidade, ou melhor, uma Unidade Vicentina ou Uma Conferência ou Conselho Vicentino ou Um Lar Vicentino da Sociedade de São Vicente de Paulo cheia de divisões é o pior contratestemunho do Reino que possa existir.
É uma declaração clara de que o amor é impraticável e a força do egoísmo acaba nos dominando. Daí a exigência de cada um de se colocar nessa disposição de sempre refaz os laços rompidos.
A reconstrução da comunidade e das relações marcadas pela inimizade se processa num duplo movimento: o reconhecimento do pecado, por parte de quem ofende o irmão, e a oferta de perdão, por parte de quem foi ofendido. É uma questão de boa vontade e de se deixar mover pela graça.
Quem machuca e fere o outro deve ter consciência de suas faltas e das consequências negativas para a comunidade.
O passo seguinte consiste em ser capaz de declarar-se arrependido e pedir perdão. É preciso ter a humildade de refazer esse mesmo caminho, quantas vezes forem necessárias. Quem foi vítima da ofensa alheia deve estar sempre pronto a perdoar, sem conservar ressentimentos ou rancor no coração. Sem o velho ditado eu perdoei mas ficou a magoa, se está magoado não houve perdão de coração.
Reconhecendo que o pecado resulta da fraqueza humana, temos que ter com o pecado arrependido a mesma paciência de DEUS para conosco! (Padre Alexandre Nahass – CNB).
***A Sociedade de São Vicente de Paulo orgulhosamente apresenta “O maior espetáculo Vicentino do Mundo”. São muitas as demonstrações de artes na Romaria Nacional dos Vicentinos a Aparecida (SP). E não se restringem apenas aos bailarinos, músicos e atores que participaram do Festival Cultural de Ozanam.
Teve muita gente se equilibrando com dificuldades na subida do Morro de Cruzeiro para a Via Sacra; outras driblando o cansaço e participando do bate-papo com o Delegado Internacional da Juventude, e as que se contorcerão para conseguir um espaço em meio a “20 mil” vicentinos que lotaram o Centro de Eventos durante a Festa Regulamentar de Ozanan e Santa Missa.
Realmente, os vicentinos brasileiros são os protagonistas deste evento que mostra a força da Sociedade de São Vicente de Paulo no país. Parabéns vicentinos pela força e empenho na Romaria de Aparecida.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Ginez Romera Plaza Filho
Vicentino