Furto de gado preocupa pecuaristas de Terra Rica

Pecuaristas de Terra Rica entraram em contato com a reportagem do DN relatando que os furtos de gado na cidade continuam acontecendo. De acordo com levantamento do Sindicato Rural de Terra Rica nos últimos 12 meses cerca de 100 cabeças de gado foram furtadas na cidade.
“Só o meu irmão Jasser teve 46 cabeças roubadas, um prejuízo de mais de R$ 100 mil, e até o momento não tivemos uma resposta das autoridades policiais”, enfatizou o produtor rural Ejamal Muhd Shihadeh Khalil, que também teve gado furtado na cidade.
As reclamações dos produtores passaram a ser constantes nos últimos meses, após o aumento no número de ocorrências, que segundo o Sindicato Rural já passaram de 100 cabeças subtraídas das propriedades de 10 vítimas.
“Essa é a quinta vez que tive gado roubado, mas agora foi mais grave, me levaram 26 cabeças, e separaram só os mais fortes. Esse gado era para pagar os financiamentos”, disse Ejamal, que está pensando em desistir da atividade agropecuária, trabalho que exerce há muitos anos. “Eu nasci em Terra Rica e essa situação está desestimulando não só a mim, mas também os colegas pecuaristas”.
O Sindicato Rural de Terra Rica relatou à Fetaep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) o problema dos furtos de gado no município, e a Fetaep enviou um ofício à Secretaria de Segurança Pública do Paraná, pedindo mais segurança. Já a Secretaria de Segurança respondeu através de ofício que a cidade tem o policiamento necessário para coibir a prática de crimes.
“Em resposta, o Comando da PM informou que o município de Terra Rica possui um efetivo de oito policiais militares e duas viaturas, uma para uso urbano e outra para o uso rural, e ainda, informou que além das atividades cotidianas, a localidade tem sido contemplada com ações e operações policiais militares através do efetivo local, e com apoio de efetivo da ROTAM, P/2, GTO e outros”, relatou o ofício enviado ao Sindicato.
Já o Sindicato e produtores não concordam com conteúdo do documento. “Estamos desamparados, precisamos de uma resposta das autoridades policiais. Do jeito que está o produtor rural já está pensando em contratar segurança armada para zelar pela propriedade”, enfatizou Egmar Caberlini, secretário executivo do Sindicato Rural de Terra Rica.  
A informação é de que a Polícia Civil de Terra Rica tem feito o trabalho de investigação na procura de encontrar os  autores dos furtos de gado praticados na cidade. Ainda de acordo com a Polícia Civil o trabalho de investigação de furtos de gado é muito difícil, já que o município está localizado em uma região que facilita o transporte dos animais furtados para outros Estados, como São Paulo e Mato Grosso do Sul.