Minha oração para a Deusa
Fazia muito tempo que não fechava os olhos para rezar. Pois bem, Deusa, se me permite, quero aproveitar esse tempinho para conversar contigo.
Hoje acordei sem graça. Mas é porque o mundo está sem graça. Tem gente demais se preocupando com o que os outros fazem e deixam de fazer. Impõem regras, vigiam, apontam, perseguem.
Ainda não entendi qual é a motivação de todos eles. Ódio puro e simples? Medo? Ou frustração por não conseguirem se libertar das certezas e verdades absolutas para serem felizes?
Às vezes me pergunto o que deu errado por aqui. As coisas poderiam ser mais simples, mas nós teimamos em complicar tudo.
Era para amar, mas odiamos. Era para ouvir o canto dos pássaros, mas preferimos gritar palavras de escárnio. Era para sentir o toque suave do vento, mas insistimos em esbofetear. Era para deixar o sol iluminar os caminhos, mas apagamos o brilho daqueles que sonham.
Veja, Deusa, não estou dizendo que a culpa é sua. Obviamente não é. Porque você não é assim. Você sempre se fez tão sensível, acolhedora, compreensiva, companheira. E foi assim que nos ensinou a ser. Mas estamos falhando veementemente.
Peço desculpas, Deusa, pelo desabafo, mesmo depois de tanto tempo sem falar contigo. Mas é que essa confusão toda me deixa preocupado. É aquela sensação de aflição, sabe?
Estamos cercados por imensos muros cobertos de espinhos, e ao mesmo tempo em que o muro é forçado a nos esmagar, os espinhos são atirados um a um, tentando nos acertar. Gostaria de saber quem está fazendo isso.
Se descobrisse, pediria uma trégua. Talvez tentasse chegar a um acordo em nome da paz. Até poderia falar um pouquinho sobre o que você nos ensinou, Deusa. Arriscaria ser engolido pelos muros e espinhos, se o preço fosse fazê-los entender que não há nada de errado em ser feliz.
Mas acho que ainda estamos longe disso. E é exatamente o que me entristece. Saber que ainda precisaremos dar muitos passos até a liberdade, o respeito e o amor.
De qualquer forma, Deusa, espero não ter tomado muito do seu tempo. E fico aqui torcendo para que as pessoas realmente entendam o significado de tudo o que você disse um dia.
Amém.