Maringá confirma melhor índice de gestão fiscal do Paraná mais uma vez

Maringá, mais uma vez, lidera o ranking das cidades do Paraná como o melhor município em gestão fiscal, apresentando índice de 0,8786 e conceito A (excelência).
Os dados foram apresentados na terceira edição do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), ano de referência 2013, divulgado quinta-feira (18). Na lista com os municípios de todo o país, Maringá aparece em oitavo lugar.
O Índice Firjan analisa a receita própria dos municípios, gastos com pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida, com pontuação entre 0 a 1 e conceito de A a D, sendo A os municípios que apresentam excelência em gestão fiscal.
A terceira edição avaliou a situação fiscal de 5.243 municípios, com base nos resultados de 2013, ano em que Maringá ainda mantinha uma dívida com a Caixa Econômica Federal que foi reavaliada e o valor diminuiu consideravelmente.
A ação judicial que apresentou o número real da dívida foi encerrada em 2013, mas após a realização das pesquisas do Firjan. Se considerado o valor atual da dívida com a Caixa Econômica, o Índice de Maringá seria ainda melhor.
O prefeito em exercício, Cláudio Ferdinandi, comemorou a pontuação alcançada por Maringá no índice Firjan. “Mais uma vez nosso município se destaca pelos seus bons índices. A nota 0,8786 coloca Maringá em primeiro lugar no Paraná e entre as dez melhores do país em relação a boa administração do dinheiro público e isso demonstra a preocupação da nossa administração com os maringaenses”.
FIRJAN – Lançado em 2012, o Índice tem o objetivo de incentivar a cultura de responsabilidade administrativa, incentivando a melhor utilização dos tributos pagos pela população na administração dos municípios. Desde o início do Firjan, Maringá aparece com índices positivos e entre as melhores cidades do Brasil em gestão fiscal.