Gestão ambiental do Estado é discutida por gestores e técnicos do IAP

Diretores, chefes de departamento, técnicos e líderes dos Escritórios Regionais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) se reuniram por dois dias para discutir o futuro da gestão da instituição e a política ambiental do Estado. O encontro teve o objetivo de repassar aos demais diretores e chefes regionais os projetos da instituição, além de melhorar o atendimento ao público.
O presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, reforçou que todos servidores da instituição precisam dar o melhor atendimento à população. “Repassamos aos chefes regionais os programas que desenvolvemos e discutimos as dificuldades. Só assim poderemos levar à população a informação correta e solucionar problemas”, afirmou.
Na reunião foram discutidos temas como descentralização do licenciamento ambiental para os municípios, Cadastro Ambiental Rural (CAR), novo Sistema de Gestão Ambiental, nova coordenadoria para atendimento de acidentes ambientais, questões financeiras da instituição, fiscalização ambiental.
Os técnicos e chefes regionais também apresentaram problemas e dificuldades apontadas pela população. Os gestores se comprometeram a atender e solucionar as questões dentro das possibilidades da instituição. “Existem questões que só são percebidas no dia a dia e precisam ser ajustadas para facilitar a vida do usuário ambiental. Por isso, é importante que os chefes, que estão em contato direto com a comunidade, nos tragam estas observações para dar agilidade e melhorar o atendimento”, explicou o presidente.
Com base nas questões apresentadas, o órgão possui uma programação cursos e treinamentos para os servidores da sede e regionais. Além disso, irá trabalhar constantemente na atualização e modernização da gestão ambiental do Estado.
“Foi uma ótima oportunidade para apresentar as dificuldades e as práticas de cada regional, estabelecer procedimentos unificados e prestar um bom serviço à comunidade, proporcionando o desenvolvimento do Estado de maneira sustentável”, explicou chefe regional do IAP em Maringá, José Roberto Francisco Behrend.