Sicredi alcança a marca de 3 milhões de associados
A instituição tem como diferencial um modelo de gestão que valoriza a participação, onde os associados votam e decidem os rumos do negócio. “São três milhões de pessoas que têm suas vidas financeiras vinculadas ao Sicredi, atraídas pela possibilidade de gerar crescimento coletivo. Todos são donos do negócio. O voto de cada um tem peso igual nas decisões, independentemente do volume de recursos aplicados”, explica o CEO do Banco Cooperativo, da Confederação e da Fundação Sicredi, Edson Georges Nassar.
Atualmente, o Sicredi tem um portfólio de mais de 300 produtos e serviços, que carregam os valores do cooperativismo e fortalecem a economia da região. “O associado usa os produtos e serviços, investe na sua cooperativa, ela se desenvolve e fica mais forte. Assim, pode financiar mais atividades de outros associados, gerando renda. Com a cooperativa mais forte, os resultados distribuídos são ainda maiores”, acrescenta Nassar.
Permanentemente, o grau de satisfação dos associados com os serviços, atendimento, produtos e canais de atendimento é acompanhado pelo Sicredi por meio da Pesquisa NPS. A metodologia utilizada, Net Promoter Score (NPS), propõe aos entrevistados a pergunta: “Você recomendaria o Sicredi a um amigo ou familiar?”. Nos últimos 12 meses, foram ouvidos 113.866 associados, e cerca de 66,8% são considerados promotores, pois recomendariam a instituição com uma nota 9 ou 10, o que gera um índice de satisfação de 60%.
Para formar e engajar os associados, o Sicredi também dedica uma ampla estrutura. No Programa Crescer, são discutidos os princípios e valores do cooperativismo, além de apresentar o modo de operação e os produtos e serviços. Em 2014, 25 mil associados passaram pela formação do Crescer. O processo de gestão participativa, estruturado no Programa Pertencer, concretizou-se na realização de 1.354 reuniões de núcleo, reunindo um total de 260.851 pessoas, o equivalente a 10,38% (considerando uma base de 2.513.263 – número de associados quando ocorreram as reuniões de núcleo). Organizados em núcleos ligados às unidades de atendimento, os associados exercem o direito e o dever de planejar, de acompanhar e de decidir os rumos da cooperativa nas reuniões e assembleias.
Campanha
Para comemorar a conquista, o Sicredi está lançando a campanha “3 Milhões de Associados”. Desenvolvida pela agência Morya Porto Alegre, destaca que a instituição financeira cooperativa não tem três milhões de clientes, mas de associados, donos do negócio. O Sicredi é feito por eles e para eles. A relação é demonstrada no layout, que mostra milhares de nomes de associados. Os nomes são uma forma de representar a individualidade de cada um dos três milhões de associados e a união deles formando a chamada de agradecimento mostra a sua força. Uma metáfora visual que transmite o conceito desejado e torna a peça esteticamente atraente.