Botafogo e Vasco duelam contra a má escrita recente

Botafogo e Vasco estão de olho no título do Campeonato Carioca e não querem nem pensar na possibilidade do vice-campeonato. Neste século, os dois clubes ficaram com o segundo lugar do Estadual quatro vezes, cada.
Ou seja, o desempate sai neste domingo e quem perder a decisão ainda terá de aguentar as gozações do gênero. Além disso, os adversários desta finalíssima não gritam “É campeão” no Maracanã há algum tempo. O Glorioso levantou a última taça no estádio em 2010, enquanto o Cruz-Maltino, em 2009.
O Alvinegro já conquistou três títulos cariocas neste século – 2006, 2010 e 2013 -, mas amargou quatro vice-campeonatos no mesmo período – 2007, 2008, 2009 e 2012.
Nas três vezes em que ficou com o segundo lugar no tricampeonato do Flamengo, o Botafogo foi alvo de brincadeiras de rubro-negros justamente pela sequência de vices-campeonatos.
Já o Vasco conquistou uma taça do Estadual neste mesmo período e ficou com o vice-campeonato em três ocasiões – 2001, 2004 e 2014. Como de costume, os rubro-negros também fizeram piada com os cruz-maltinos por causa desta situação.
Por essas e outras, ninguém quer ouvir o grito de “vice de novo” na final do Carioca, amanhã. As brincadeiras por causa do segundo lugar prometem ser muitas. Depois do apito final, é muito provável que os torcedores se manifestem a respeito deste assunto no Maracanã e também nas redes sociais. Para evitar esta situação indesejada, é melhor suar a camisa dentro de campo e torcer como nunca fora dele.
Vale ressaltar que o maior vencedor da competição, o Flamengo, é também o clube que mais vezes foi vice-campeão carioca: 31. Este fato curioso é costumeiramente lembrado por botafoguenses e vascaínos quando o assunto é a brincadeira pelo segundo lugar. O Cruz-Maltino tem 24 vices-campeonatos do Estadual, e o Botafogo, 18.