Camerata apresenta concerto dedicado ao choro na Escola Municipal de Música

Na terça-feira, às 20h30, o projeto Camerata Paranavaí vai apresentar no auditório da Escola Municipal de Música Luzia Guina Machado um concerto de choro com Arnaldo Santos, Jonas Paes, João Siqueira, Daniela França, Sidnei Schulz e Grupo de Choro Regional Encarnado, de Maringá. A entrada é gratuita. De acordo com o coordenador do Camerata Paranavaí, Arnaldo Santos, o concerto vai ser baseado em grandes clássicos de vários períodos da música brasileira. O espetáculo começa com um duo de violões formado por Santos e Jonas Paes que vão interpretar “Odeon”, “Brejeiro” e “Tenebroso”, de Ernesto Nazareth.   
Na sequência, João Siqueira toca “Choro Chorado para Paulinho Nogueira”, de Toquinho e “Choro N. 1”, de Heitor Villa-Lobos. Em um duo de voz e violão, Siqueira e Daniela França apresentam “Carinhoso”, de Pixinguinha. “Depois eu e Sidnei Schulz tocamos ‘Caixa de Fósforo’, de Othon Filho”, revela Arnaldo Santos. A última parte do concerto vai ser destinada ao Grupo de Choro Regional Encarnado que vem a Paranavaí para apresentar “Cochichando”, de Pixinguinha, “Graúna”, de João Pernambuco, “Tua Imagem”, de Canhoto da Paraíba e “Sonoroso”, de K-Ximbinho. Baseado em pandeiro, violão e cavaquinho, o Encarnado surgiu no final de 2013.
De lá pra cá, tem percorrido muitas cidades com concertos instrumentais. Já tiveram passagens de destaque pelo projeto Convite à Música, da Secretaria Municipal de Cultura de Maringá, Festival de Música de Ourinhos, em São Paulo, e Virada Cultural Paraná. O Regional de Choro Encarnado também participou de conferências de educação musical no Chile. O grupo que se dedica à valorização e divulgação das raízes da música brasileira é formado por Andro Gustavo, Rafael Marinho, Paulo H. Pereira e Dodô Bersan.