Prefeitura de Paranavaí busca solução para reduzir a fila de espera do SUS

A fila de espera por consultas, exames e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Paranavaí passa de 11 mil. De acordo com o secretário Agamenon Arruda de Souza, o número não corresponde, necessariamente, à quantidade de pessoas que aguardam atendimento, já que muitas fazem o cadastro mais de uma vez.
Para tentar amenizar o problema, a Prefeitura de Paranavaí está implantando um sistema informatizado que pretende interligar todas as Unidades Básicas de Saúde e o Pronto Atendimento. A ideia é evitar que o paciente busque encaminhamento médico em diferentes locais.
De acordo com Souza, em fevereiro deste ano 170 pessoas fizeram mais do que quatro consultas. Algumas têm seis encaminhamentos. O caso que mais chamou a atenção foi o de um paciente que realizou 54 exames em um único mês.
Outro problema apontado pelo secretário é o fato de muita gente não comparecer às consultas. Pelo levantamento da Secretaria de Saúde, são 7.000 agendamentos perdidos todos os anos. “Interligando todos os postos [de saúde], vamos reduzir esses números”, disse Souza.
A implantação do sistema informatizado começou pelas Unidades Básicas de Saúde do Distrito de Sumaré e da Chácara Jaraguá. O próximo será da Zona Leste. Depois disso, o processo se estenderá para os outros postos da cidade, gradativamente.
MUTIRÃO – Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Waldur Trentini, uma das soluções para garantir a redução da fila de espera seria a realização de um mutirão de atendimento à população. A sugestão já foi feita para a Administração Municipal e para o Governo do Estado, mas até agora não houve retorno.
Trentini disse que o CMS aguardará até a próxima semana para saber que providências serão tomadas. Caso não haja respostas de ambas as instâncias – municipal e estadual – os conselheiros pretendem recorrer ao Ministério Público Federal, já que os recursos aplicados no SUS são provenientes do Governo Federal.