Parte do IR pode ser destinada a entidades que atendem crianças e adolescentes

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Paranavaí tem uma lista formada por 13 entidades que podem receber parte do Imposto de Renda (IR) dos contribuintes. Os recursos são aplicados em projetos culturais e sociais e obras de reforma e ampliação.
A presidente do CMDCA, Angela Carvalho Kotsubo, explicou que a melhor forma de fazer a destinação de parte do IR é buscar auxílio de um contador, profissional habilitado para orientar o contribuinte corretamente. Depois, é só escolher qual entidade receberá a verba.
Na avaliação da presidente, a destinação dos recursos é importante por dois motivos. Primeiramente, porque ajuda a melhorar a qualidade do atendimento oferecido a crianças e adolescentes. Em segundo lugar, porque o dinheiro é aplicado em ações desenvolvidas no próprio município.
Sendo assim, o contribuinte consegue ver de perto onde e como estão sendo feitos os investimentos. “O próprio contribuinte pode fiscalizar a aplicação dos recursos”, destacou Angela.
Para se ter uma ideia, em 2014 foram mais de R$ 207.200 para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, graças à destinação de parte do IR feita pelos contribuintes de Paranavaí. O dinheiro é repassado às entidades de acordo com a escolha feita pelo próprio contribuinte.
AS ENTIDADES – Estão cadastradas junto ao CMDCA de Paranavaí: Associação de Atletismo de Paranavaí; Associação de Handebol de Paranavaí; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Associação de Vigilantes Mirins de Paranavaí – Guarda-Mirim; Associação dos Agentes da Paz (Agepaz); Associação dos Amigos da Pastoral da Criança; Associação dos Portadores de Doença Especial (APDE); Associação Mantenedora Santa Terezinha; Casa da Criança; Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí (Cecap); Comunidade Católica Emanuel; Grêmio Esportivo e Recreativo DER; e Grupo Gotas de Esperança (Goes).