Semana Santa
Porque nela celebramos os mistérios fundamentais da nossa fé. Semana santificada por Jesus que enfrenta a morte injusta para nos salvar e santificar.
O mistério pascal de Cristo é a fonte e o centro do Ano Litúrgico.
PRINCÍPIO: cada domingo era celebrado a Páscoa de Jesus, Páscoa semanal.
Jesus celebrou com seus apóstolos a Páscoa dos judeus.
= No começo os cristãos continuaram a celebrar a Páscoa judaica, mas logo foram dando novo sentido a ela. Deixaram de celebrá-la para celebrar a Páscoa de Jesus
A Páscoa judaica era celebrada a 14 de Nisan – Dia da lua cheia do primeiro mês da primavera.
= Então surgiu logo uma comemoração anual da Páscoa (1 Cor 5,7).
DATA: A comemoração anual do mistério pascal deveria ser celebrada: No dia 14 de Nisan, dia da lua cheia do primeiro mês da primavera, independentemente do dia da semana.
= No domingo seguinte a 14 de Nisan: No primeiro Concilio de Niceia 325 prescreveu que a Páscoa devia ser celebrada no domingo depois da primeira lua cheia da primavera (no Ocidente – outono).
TRÍDUO PASCAL:
A Igreja antiga celebrava a festa da Páscoa em toda a sua plenitude de sentido em um dia, ou em uma noite pascal.
SÉCULO IV: A riqueza de conteúdo da festa foi desdobrando-se até formar-se “o Sacratíssimo Tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado”. As celebrações litúrgicas desse Tríduo em sua totalidade representam a partir daí, a celebração anual propriamente dita do mistério pascal.
O mistério pascal de Cristo é a fonte e o centro do Ano Litúrgico.
PRINCÍPIO: cada domingo era celebrado a Páscoa de Jesus, Páscoa semanal.
Jesus celebrou com seus apóstolos a Páscoa dos judeus.
= No começo os cristãos continuaram a celebrar a Páscoa judaica, mas logo foram dando novo sentido a ela. Deixaram de celebrá-la para celebrar a Páscoa de Jesus
A Páscoa judaica era celebrada a 14 de Nisan – Dia da lua cheia do primeiro mês da primavera.
= Então surgiu logo uma comemoração anual da Páscoa (1 Cor 5,7).
DATA: A comemoração anual do mistério pascal deveria ser celebrada: No dia 14 de Nisan, dia da lua cheia do primeiro mês da primavera, independentemente do dia da semana.
= No domingo seguinte a 14 de Nisan: No primeiro Concilio de Niceia 325 prescreveu que a Páscoa devia ser celebrada no domingo depois da primeira lua cheia da primavera (no Ocidente – outono).
TRÍDUO PASCAL:
A Igreja antiga celebrava a festa da Páscoa em toda a sua plenitude de sentido em um dia, ou em uma noite pascal.
SÉCULO IV: A riqueza de conteúdo da festa foi desdobrando-se até formar-se “o Sacratíssimo Tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado”. As celebrações litúrgicas desse Tríduo em sua totalidade representam a partir daí, a celebração anual propriamente dita do mistério pascal.