Cooperativa Sicoob faz pré-assembleias hoje e sexta

O Sicoob Noroeste faz hoje em Loanda e sexta-feira em Paranavaí as pré-assembleias, abertas a todos os cooperados. Os eventos têm caráter informativo e também são momentos para que os associados possam dar sugestões sobre o dia a dia da cooperativa. Mais um mecanismo para estar ao lado do cooperado, define o presidente Hélio Nakatani.
A pré-assembleia de Loanda será no Cine Teatro Guanabara, a partir das 19h30. Vai englobar, além de Loanda, as agências de Nova Londrina e Terra Rica. Juntas as agências representam cerca de 2 mil associados, aptos a participar do evento de hoje. Eles são representados na assembleia por 17 delegados, eleitos no final do ano passado.
Já a segunda pré-assembleia está confirmada para a próxima sexta-feira, na SPDC – Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura – em Paranavaí. Neste encontro são esperados associados da região, incluindo Nova Esperança, São Carlos do Ivaí, Rondon e Alto Paraná. Juntas as agências somam mais de 08 mil cooperados.
Justamente o grande número de cooperados – mais de 10 mil até dezembro de 2014 – levou o Sicoob a mudar o seu formato de assembleia, realizando as chamadas pré-assembleias, informando detalhadamente os números e ações da cooperativa no ano.
Após esses encontros por grupo de agências, todos os 75 delegados (titulares e suplentes) serão chamados para a assembleia, confirmada para 17 de abril, às 19h30, na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí – Aciap.
TRANSPARÊNCIA – O presidente Hélio Nakatani antecipou ontem parte do que será apresentado nas pré-assembleias. Além dos números e resultado econômico, o Sicoob dá ênfase ao balanço social. Neste quesito são dezenas de ações, multiplicadoras do cooperativismo.
Nakatani cita a Coopercep, parceria com o Colégio Estadual de Paranavaí e que está se tornando referência no Estado. Neste trabalho, o Sicoob estimula a educação financeira, a poupança e o espírito associativista. Sem contar que prepara os jovens para o mercado de trabalho.
Outro trabalho modelo é a Coopercriança, a Cooperativa Mirim da Casa da Criança. Através dela, crianças e adolescentes produzem artesanato e contam com a rede do Sicoob para comercializar. Eles ainda desenvolvem valores tais como respeito e amizade.