Igreja Católica e OAB retomarão coleta de assinaturas em favor da reforma política

Ainda neste mês será retomada em Paranavaí e municípios da região a coleta de assinaturas em favor da reforma política. A iniciativa de nível nacional está sendo coordenada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e tem o apoio de mais de 100 entidades.
A intenção é reunir 1.500.000 assinaturas de eleitores em todo o país e, a partir daí elaborar um projeto de lei popular pedindo mudanças, tais como o fim do financiamento de empresas privadas para campanhas políticas, a ampliação da participação das mulheres nas listas de candidatos dos partidos e regulamentação dos instrumentos da democracia participativa.
O advogado Jaime Moura Jorge Junior, da OAB de Paranavaí, disse que o momento é oportuno para fortalecer o debate sobre a reforma política. “Precisamos focalizar nessa questão. Só assim vamos ter mudanças efetivas”.
Segundo ele, a ideia é envolver os estudantes de instituições de ensino superior, para que o movimento liderado pela OAB e pela Igreja Católica tenha retorno ainda maior. Paralelamente, terá continuidade a coleta de assinaturas em outros segmentos da comunidade.