Hoje, acadêmicos apresentam pauta de reivindicações ao reitor da Unespar

O reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Antônio Carlos Aleixo, participa hoje de uma reunião com os acadêmicos que ocupam, desde quarta-feira, a sede da Reitoria da instituição, em Paranavaí. A ideia é que ele receba a pauta de reivindicações para apresentá-la nas negociações com o Governo do Estado.
Depois disso, os integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) de Paranavaí e acadêmicos que fazem parte de outros DCEs da Unespar conversarão para decidir se manterão ou não a ocupação da Reitoria.
A entrada dos alunos no prédio foi logo após a manifestação que fizeram na tarde de quarta-feira. Entre os acadêmicos que ocupam a sede da Reitoria estão representantes dos campi de Paranavaí e Apacurana, além de estudantes de outras escolas que apoiam o movimento.
REIVINDICAÇÕES – A lista de necessidades identificadas pelos alunos da Unespar inclui o repasse imediato de 100% da verba de custeio pelo Governo do Estado, ou seja, os recursos aplicados na manutenção dos campi: pagamento de serviços de limpeza e segurança e aquisição de produtos de higiene pessoal, entre outros itens.
Eles também pedem aumento no valor do orçamento anual para os sete campi da Unespar. A reivindicação se estende para outras universidades estaduais que, da mesma forma que a Unespar, estão em greve por falta de recursos.
Fazem parte, ainda, da lista: construção de restaurantes universitários e moradias estudantis, bolsa-permanência, retrocesso e arquivamento do chamado “pacotaço” (propostas do Governo do Estado que reduz alguns benefícios dos servidores públicos e extingue outros), pagamento em dia das bolsas de fomento à pesquisa, entre outras reivindicações.