Prefeito propõe extinção de duas secretarias

Paranavaí terá duas secretarias a menos, isso caso seja aprovada a reforma administrativa que o prefeito Rogério Lorenzetti encaminha para a Câmara de Vereadores até o final desta semana, possivelmente na quinta-feira. Pela proposta serão extintas as secretarias de Turismo e Relações Internacionais e de Governo.
Além dos dois cargos de primeiro escalão, outros cargos em comissão (cuja nomeação compete ao prefeito) também vão ser extintos. Conforme Lorenzetti, dos atuais 128 cargos, Paranavaí terá apenas 87. Ao final, uma redução de 32%, representando economia anual de R$ 900 mil.
Com as mudanças, o setor de turismo será uma diretoria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, cujo atual titular é o funcionário de carreira Carlos Henrique Scarabelli. A secretaria a ser extinta tinha como titular a ex-primeira-dama Sony Zerbato Felippe.  
Já a Secretaria de Governo deixa de existir e suas atribuições serão encampadas pela estrutura de gabinete do prefeito. Lorenzetti lembra que a secretaria foi criada para garantir uma integração, ajudando o prefeito na execução das ações. Outra finalidade foi o relacionamento com a Câmara.
No novo formato, explica Rogério Lorenzetti, as duas atribuições serão do prefeito, inclusive a relação com os vereadores. Neste quesito (vereadores), a Secretaria não atingiu o objetivo, avalia o prefeito. “Não por causa do secretário”, advertiu, isentando o titular Nivaldo Mazzin, a quem considera um aliado e que pode colaborar na gestão da cidade.
Com o fim da Secretaria, Lorenzetti deve se reunir com Mazzin para retirar a nova posição, não sendo descartada a possibilidade de permanência na equipe. Ligado ao PPS desde 1999, Mazzin deve ingressar no PSC – ele declarou em recente entrevista ao DN que pretende construir um projeto de candidatura a prefeito em 2016.
RESPOSTAS/CRISE – Rogério Lorenzetti explica que a reforma visa dar respostas aos tempos atuais do ponto de vista administrativo. Mas, sobretudo, vai gerar uma economia necessária neste período de crise.
Foi uma postura técnica e não política, detalha. Como opina, o desafio reside em manter o ritmo da administração com uma equipe menor, otimizando os recursos humanos.
Quando começaram as exonerações no início deste ano, o prefeito teve o cuidado de se reunir com cada profissional e comunicar a decisão pessoalmente. Como insiste, as medidas são indispensáveis neste momento.
Da mesma forma, espera dialogar com os partidos da base aliada para eliminar dúvidas e manter as alianças. Ele espera compressão e justifica que o sucesso da administração será também o êxito político de todos eles. “Tivemos um plano aprovado nas ruas e temos que executá-lo”, diz.
Ele antecipa que vai também conversar com os vereadores, mostrando a necessidade das medidas. Ciente das dificuldades que tais medidas possam gerar, Lorenzetti entende que será um teste de liderança e capacidade de diálogo.
COMPOSIÇÃO ATUAL – Paranavaí tem atualmente 16 secretarias e a Fundação Cultural. Veja a composição e os respectivos titulares: Procuradoria Jurídica – Antonio Homero Madruga Chaves; Educação – Aparecida Gonçalves; Agricultura – Osmar Wessller; Administração – Selma Weber; Infraestrutura – Eurípedes Lemes Silva; Fazenda – Gilmar Pinheiro; Meio Ambiente – Edson Hedler; Desenvolvimento Econômico – Carlos Henrique Scarabeli; Comunicação Social – Jorge Roberto Pereira da Silva; Controladoria Geral – Carlos Alberto Vieira; Esporte e Lazer – Márcio Gonçalves; Assistência Social – Marly Correia Faria Bavia; Desenvolvimento Urbano – Moacir Ferreira Maciel; Saúde – Agamenon Arruda de Souza; Governo – Nilvado Mazzin; Trânsito, Proteção à Vida e Patrimônio (Selma Webber, respondendo); Fundação Cultural – Paulo César de Oliveira (presidente).