Eleição da nova Mesa da Assembleia se dará em seguida da posse dos deputados

CURITIBA – Órgão colegiado com a função de dirigir os trabalhos legislativos e administrativos da Casa, a Mesa da Assembleia Legislativa do Paraná será eleita no próximo dia 1º de fevereiro, na segunda sessão preparatória, que sucederá a posse dos deputados eleitos para a 18ª Legislatura (2015-2018).
O início da sessão de posse está marcado para as 15 horas. Conforme o disposto nos artigos 5º ao 9º do Regimento Interno, o processo eleitoral que ocorrerá em seguida será conduzido, sempre que possível, pela mesma Mesa da Sessão anterior e nos termos do art. 4º, § 1º do RI.
Como o deputado Valdir Rossoni (PSDB) elegeu-se deputado federal, caberá ao deputado reeleito Nelson Justus (DEM), o mais idoso dentre os detentores de maior número de mandatos, comandar os procedimentos para a eleição simultânea do presidente, três vice-presidentes e cinco secretários que comporão a nova Mesa.
A eleição do presidente importará a dos demais membros com ele inscritos na chapa. Após a proclamação dos eleitos, o presidente das duas sessões preparatórias dará por encerrada sua missão, entregando o posto ao parlamentar eleito para liderar o Legislativo estadual pelos próximos dois anos.
A eleição dos membros da Mesa far-se-á por meio de votação nominal, utilizando-se o Painel Eletrônico de Votação. O Regimento Interno define que a eleição se dará por maioria absoluta de votos. Os integrantes da Mesa terão mandato de dois anos, e na sua composição será observada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares formados até o dia da posse, no início da cada Legislatura.