No Paraná, novas empresas poderão ser abertas em até 3 dias

CURITIBA – O Paraná vai passar a formalizar a abertura de novas empresas em um prazo de três dias úteis. A novidade faz parte do programa Empresa Fácil, iniciativa da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), autarquia do Governo do Estado, para a operação da Rede de Simplificação do Registro Empresarial (Redesim), que deve acelerar 85% dos processos de abertura de empresas.
De acordo com o presidente da Jucepar, Ardisson Akel, a medida vale para as empresas consideradas de baixo risco, que são dispensados da vistoria prévia dos órgãos responsáveis de fiscalização e licenciamento, como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Secretaria de Meio Ambiente. “É uma nova realidade de registro empresarial, uma mudança de paradigma que simplifica a abertura de empresas no Estado”, afirma.
INTEGRAÇÃO – A integração com a Redesim ocorrerá gradativamente em todo o Estado. Em 2014, 20 cidades foram incorporadas à rede e a meta para 2015 é que 250 cidades sejam integradas.
“Neste primeiro momento, vamos integrar as principais cidades paranaenses, levando em consideração o fluxo de abertura de empresas, além de suas regiões metropolitanas. Com isso, o intuito é que, em meados de 2016, todos os 399 municípios estejam integrados ao programa Empresa Fácil Paraná”, diz o presidente Akel.