Comércio, fator de desenvolvimento
Desde a época das cavernas a humanidade desenvolve tipos de comércio. Inicialmente trocando bens e produtos, depois com uso de valores, iniciado pelo sal de onde veio a palavra salário, passando a usar a moeda assim como nós conhecemos hoje.
Na antiguidade o povo fenício deu grande contribuição ao desenvolvimento da área e a primeira loja de departamentos surgiu na França. O processo comercial avança, de forma acelerada e hoje já é possível compra de produtos pela Internet, embora a grande maioria da população não dispense o atendimento por vendedores e gosta de ir às lojas escolher e comprar produtos.
Paranavaí se firma como um polo regional do comércio de bens, produtos e serviços. Isto tem feito a diferença na economia local. Cada vez mais vendedores treinados e capacitados, diversidade de produtos, horários diferenciados de atendimento, estímulos visuais na decoração das lojas e da cidade, variedade de produtos, preços compatíveis por ação da concorrência, sorteio de bens, tem estimulado a vinda de consumidores a nossa cidade.
Com reflexos na geração de empregos, incremento da renda melhorando o PIB da cidade, impostos recolhidos ao governo, ambiente de negócios efervescente, e outras vantagens, a atividade comercial tem feito a diferença na vida da nossa comunidade.
Ao regulamentar o estacionamento no centro, instituir o sistema binário e melhorar as vias pavimentadas, a administração faz a sua parte, embelezando a cidade com canteiros, arborização, iluminação pública, segurança aos consumidores em horários alternativos inclusive, e outras medidas de apoio à atividade comercial, cuja finalidade é atender as pessoas em suas diversas necessidades e objetos de consumo.
Os recursos gerados pela atividade têm produzido robustos números que fortalecem e ampliam nossa economia, estimulando o bem-estar e sensação de felicidade por morar aqui, afinal todos temos sonhos de consumo que queremos realizar ao longo da vida.
A prefeitura, além do fomento à área, tem sido responsável por grande volume de recursos, através das suas compras, obras e pagamentos de salários. Seu orçamento efetivado responde hoje por aproximadamente 12% da formação do nosso PIB, o que é muito considerável para nossa economia.
Tenho ouvido de muitos visitantes, elogios à cidade, que incluem vontade de estar aqui, visitar, participar das atividades culturais, esportivas e outras, com reflexos no consumo de bens, serviços e outros investimentos que ela proporciona.
Nesta época de muito trabalho aos comerciários, vai aqui o meu reconhecimento à importância do seu trabalho no nosso desenvolvimento. Uma cidade mais próspera e com o povo feliz, realizando sonhos, é um dos objetivos permanentes de uma boa administração.