Hemonúcleo quer atrair mais doadores de sangue

Neste dia 25 de novembro comemora-se o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Para marcar a data, o Hemonúcleo Regional de Paranavaí terá horário especial de atendimento, das 7h30 às 15h30, sem intervalo para almoço.
O objetivo é atrair o maior número possível de doadores de sangue, para que seja possível suprir a necessidade de abastecimento – que aumenta no final do ano. É que nessa época, com festas de final de ano e férias, há mais acidentes, o que faz crescer a demanda nos hemonúcleos.
Podem doar sangue pessoas que tenham de 16 a 69 anos de idade, pesem mais de 55 quilos e estejam em boas condições de saúde. O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores e não pode ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses.
Há diferenças para mulheres e homens. Elas não podem fazer mais do que três doações em um período de 12 meses, sendo que o intervalo entre uma e outra precisa ser maior do que 90 dias. No caso dos homens, são quatro doações em 12 meses e intervalo mínimo de 60 dias.