Agronegócio cresce a taxas mais adequadas, aponta Expedição Safra

A produção mundial de grãos está se adequando à demanda do mercado global e desacelerando o ritmo de crescimento. A expansão brasileira segue a mesma tendência. Desde o ciclo 2009/10, a safra nacional cresce em média 12 milhões de toneladas ao ano. Na temporada atual, a previsão de crescimento é de apenas 7 milhões de toneladas.
O Brasil tem potencial para produzir 202 milhões de toneladas de grãos no ciclo 2014/15, frente as 195 milhões de toneladas da temporada anterior. A alta de apenas 7 mi ton significa que a produção continua crescendo, mas a taxas mais adequadas, defendeu o coordenador do Agronegócio Gazeta do Povo, Giovani Ferreira, durante o lançamento oficial da Expedição Safra, ontem, em Marialva (PR).
“Crescemos 65 milhões de toneladas nos últimos cinco anos e o mercado está nos perguntando se esse crescimento é sustentável”, pontuou Ferreira. A tendência, conforme avaliação da Expedição Safra, é que a redução do ritmo de expansão se mantenha nos próximos anos, equilibrando a oferta à demanda e estabilizando os preços.
TERMINAL MULTIMODAL – O lançamento oficial da Expedição Safra aconteceu no novo Terminal Multimodal Rodoferroviário da Seara Agroindustrial em Marialva (PR). A unidade, que está em operação há pouco mais de dois meses, tem capacidade imediata para transportar 2,5 milhões de toneladas ao ano e se destaca pela tecnologia instalada.
“A logística de transporte de grãos é essencial para a efetiva melhoria da competitividade no agronegócio”, declarou o presidente da Seara Agroindustrial, Santos Zanin Neto. O novo terminal confere agilidade ao embarque porque trabalha com carregamento em linha para comboio de 120 vagões e consegue embarcar até 1,5 mil toneladas por hora.