Município está criando o Parque Industrial 5
Loanda tem se destacado em toda a região do Extremo-Noroeste na atração de empresas, atraídas pelos benefícios que o município concede aos empresários, desde que a empresa esteja enquadrada nos requisitos para doação da área. “Além da documentação o interessado tem que passar pela análise ambiental e se propor a gerar empregos, que é um dos nossos objetivos principais”, disse Ferri.
O prefeito Flávio Aramis Accorsi tem acompanhado todos os processos de doação pessoalmente, em menos de dois anos de gestão já está criando um novo Parque Industrial, em uma outra região da cidade, no Bairro da Taquara que deve ganhar reforço na infraestrutura e um conjunto habitacional. “Nosso objetivo é de fazer com que a cidade cresça de maneira ordenada, com atração de novas empresas e geração de empregos, acompanhado de qualidade de vida para nossa população”, disse o gestor que em outros mandatos já havia criado os Parques Industriais existentes na cidade.
Senai deve ganhar novas instalações na cidade
O presidente do sistema Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), Edson Luiz Campagnolo estará em Loanda na próxima quinta-feira (27), às 14h, conhecendo as futuras instalações do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) na cidade. Campagnolo também tem um encontro com os empresários do município, onde serão colocadas as demandas da cidade.
Parte da estrutura do antigo IBC (Instituto Brasileiro do Café), está em processo de concessão para a Fiep, que deve implantar na cidade uma Unidade Remota do Senai, onde serão realizadas aulas teóricas e práticas, junto à população da cidade. “O processo de concessão já está em andamento no setor jurídico do município, até o encerramento do ano estaremos com o contrato de concessão assinado”, destacou Christian Begosso, secretário municipal de Administração.
Atualmente o Senai oferece em Loanda os cursos do Pronatec. Uma das reivindicações que deve ser apresentada ao presidente da Fiep é a implantação de cursos voltados à qualificação técnica na área de metalmecânica, para atender a demanda do município, que possui cerca de 80 empresas de metais sanitários e metalúrgicas que prestam serviços para o setor. “A demanda por mão de obra qualificada ainda é grande na cidade”, enfatizou Begosso.
A área do IBC que deve ser concedida ao Senai está passando por reformas elétrica, hidráulica e estrutural para atender as exigências para implantação da Unidade Remota do Senai na cidade.