Novidades na atuação da polícia em casos de racismo será apresentada em seminário no MP

CURITIBA – Quem deseja registrar casos de racismo ou de injúria racial, em breve, tende a enfrentar menos dificuldades no Paraná. O motivo é a expedição de notas, pelos comandos das polícias Militar e Civil do Estado, com orientações aos policiais sobre como agir diante de possíveis situações desta natureza.
Atentar às recomendações do Ministério Público do Paraná – expostas num material gráfico, com o passo-a-passo para quem denunciar casos de discriminação em razão de raça, cor, etnia, religião ou origem – é uma das instruções do documento.
Detalhes das orientações repassadas aos policiais serão apresentados hoje, Dia Nacional da Consciência Negra, durante o seminário “Igualdade racial: comunidades quilombolas e racismo institucional”.
O evento, que será realizado das 8h30 às 18 horas, no auditório do edifício-sede do Ministério Público do Paraná, contará com a participação de várias autoridades e especialistas na área.
O objetivo do seminário é provocar o debate acerca das principais questões que envolvem a população negra no Brasil, assim como discutir as formas de promover a igualdade racial e dos povos e comunidades tradicionais.