Overdose de cultura

Rogério J. Lorenzetti*

Desde os primórdios da humanidade os seres humanos desenvolveram o gosto pelas atividades artísticas. Começando pelas pinturas rupestres em grutas, danças em grupo, canto, rituais religiosos, de formas diversas fomos desenvolvendo a música, dança, teatro, literatura e outras expressões culturais.

Estudiosos do tema afirmam que gostar de cultura independe de classe social ou econômica e está mais afeto a educação recebida ao longo da infância e juventude.

Desde o início deste período administrativo incrementamos a área, seja através das atividades da Fundação Cultural ou das escolas e centros de educação infantis. A cidade assiste e pratica um sem número de ações nos diversos equipamentos que dispomos.

Esta semana que se inicia vai trazer um período diferenciado. Desde a Virada Cultural, Semana Literária, finalizando com o FEMUP, aqueles que gostam de boa música, contos, literatura e outras atividades relacionadas vão poder passar momentos únicos na companhia da família, sem gastar recursos financeiros, assistindo artistas regionais, estaduais e nacionais em belas apresentações durante aproximadamente duas semanas.

É uma oportunidade de levar seus filhos, sua família e conhecer bons artistas e bons trabalhos em diversas áreas do talento humano. Algo que vai, mais uma vez, diferenciar nossa comunidade das demais do mesmo porte, fazendo jus ao nome de "Cidade Poesia".

Preparamos tudo com muito carinho para vocês, agora é prestigiar e se divertir com um lazer diferenciado que vai trazer muita alegria aos participantes. Venha viver um sonho conosco, afinal você merece mais do que esta cultura "trash" que vemos e ouvimos, na maioria das vezes, nos meios de comunicação ao nosso alcance.

O contato com apresentações de nível é uma das formas de desenvolver em nossas crianças suas aptidões artísticas e ter, no futuro, novos paranavaienses nas diversas formas de expressões do talento humano.

Artistas consagrados como Erasmo Carlos, escritores do nível de Laurentino Gomes, Cleuza Penha, o "Varal Literário", lançamento de livros, bandas como RPM, Banda Mais Bonita da Cidade (com integrantes de Paranavaí), nossa Orquestra de Sopros e tantos outros farão deste tempo um período inesquecível para aqueles que estiverem assistindo. Os shows, gratuitos, farão da nossa cidade a capital cultural do estado por duas semanas.

Venha se divertir. Ao fazer isto você estará garantindo mais eventos como estes, afinal eles só se justificam com a participação popular e ela se dará se sairmos da nossa rotina e assistirmos aos espetáculos.

Cidade Poesia é assim, vamos fazer jus a nossa boa fama e valorizar quem trabalha e está trazendo este tempo de lazer com qualidade.