Investimentos industriais aquecem economia das cidades no interior do PR

CURITIBA – Os empregos gerados pelas indústrias incentivadas pelo programa Paraná Competitivo movimentam a economia de diversas cidades em todo o Estado.
São exemplos Palmeiras, Ponta Grossa, Ortigueira, Barracão. Moradores, comerciantes e secretários municipais destacam benefícios como aquecimento do comércio e do mercado imobiliário, qualificação profissional e aumento da arrecadação municipal.
O programa criado em 2011 pelo governador Beto (PSDB) contabiliza em quatro anos mais de R$ 35 bilhões em investimentos – 75% no interior.
É o caso de Palmeira, cidade com cerca de 32 mil habitantes nos Campos Gerais, que tem a construção da unidade da fornecedora de peças para o setor automotivo, CCS Tecnologia, vem movimentando a economia da cidade desde o ano passado. A empresa está investindo R$ 30 milhões na unidade que vai gerar 300 empregos diretos.
Segundo o secretário da Indústria e Comércio de Palmeira, Jaudeth Hajar, as obras estão em fase final e já há mais de 100 funcionários contratados. "Percebemos melhorias em todos os setores. Mais empregos, oportunidades para o comércio local, restaurantes, vigilância e serviços em geral. Lojas de material de construção estão vendendo muito bem", cita.