Fórum CBN de Agronegócios debate hoje os preços agropecuários

Como ficam os preços agropecuários, a partir de agora, com o impacto sobre o mercado da reeleição da presidente Dilma Rousseff?
Hoje, em Maringá, o analista Anderson Galvão, da consultoria Céleres, uma das mais respeitadas do setor, faz palestra sobre o assunto no Fórum CBN de Agronegócios que começa às 20h no Recinto de Leilões Ermelindo Bolfer do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro.
A entrada é livre e a expectativa da Rádio CBN Maringá, uma das organizadoras, é que ao menos 300 produtores participem. A Cocamar é a principal apoiadora.
Galvão vai analisar principalmente as conjunturas do mercado de grãos que, nos últimos meses, perdeu força com a supersafra norte-americana de soja e milho e também com a possibilidade de a América do Sul ter uma grande produção de soja no ciclo 2014/15, ora em fase de plantio.
Diferente de 2012, quando os preços para ambos os produtos atingiram níveis máximos em razão do desequilíbrio entre oferta e demanda causado por problemas climáticos, os estoques internacionais estão sendo reabastecidos e a tendência vinha sendo de cotações em queda.
Com o fator Dilma, que na visão de especialistas trouxe insegurança ao mercado, o dólar deve subir em relação ao real, levando junto os preços das commodities, que estão atrelados à moeda norte-americana.
Já na semana passada, com a expectativa baseada nas pesquisas de que a presidente seria reeleita, o dólar deu sinais de como se comportará – pelo menos por algum tempo – nesse cenário.
Depois de Maringá, o analista da Céleres faz palestra na noite de quarta-feira em Londrina também pelo Fórum CBN. Será às 20h no Auditório Milton Alcover, no Parque Internacional de Exposições Governador Ney Braga.