Centenas de policiais garantirão segurança em Paranavaí e região

O segundo turno da eleição terá aproximadamente 330 policiais trabalhando para garantir tranquilidade e segurança em Paranavaí e nas cidades da região. A operação começa hoje (25) com a fiscalização dos locais onde as urnas foram instaladas.
Amanhã (26) das 6 às 18h será proibido o consumo público, a compra e a venda de bebidas alcoólicas. Quem for flagrado infringindo a lei poderá ser punido com até dois meses de detenção, além de multa.
As autoridades policiais acreditam que a exemplo do primeiro turno, a eleição de amanhã não deverá apresentar alterações. Mesmo assim, diversas equipes da Polícia Militar (cerca de 280 policiais) e da Polícia Civil (aproximadamente 50 pessoas) estarão atentas para evitar crimes eleitorais.
A PM encaminhará todos os casos de flagrante até o Juiz Eleitoral. Ele será responsável por analisar se o acusado será ou não encaminhado para a Delegacia. Caso a pessoa seja encaminhada, haverá delegados e escrivães para o indiciamento. De acordo com a legislação, até 48 horas após o término do pleito, os eleitores só poderão ser presos em flagrante.
POLÍCIA CIVIL – Segundo o delegado chefe da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí (8ª SDP), Luiz Carlos Mânica, em Paranavaí três escrivães estarão escalados para trabalhar junto com um delegado. Equipes de investigadores estarão circulando em viaturas descaracterizadas para coibir transgressões eleitorais.
Mânica explicou que em todas as sedes de Comarcas terão delegados e equipes de plantão. “No primeiro turno tudo transcorreu de forma ordeira e pacífica. Nesse domingo, acredito que novamente as pessoas participarão de maneira consciente e democrática”.
POLÍCIA MILITAR – O oficial de Comunicação Social do 8º Batalhão de Polícia Militar (8ºBPM), tenente Ricardo Cesar Gral, informou que todos os locais de votação de Paranavaí e região terão policiamento durante a votação.
Em todas as sedes de comarcas também haverá esquema de segurança reforçado. Oficiais estarão acompanhando os juízes e promotores. A previsão é que 280 policiais trabalhem durante todo o dia. Eles usarão 56 viaturas e estarão presentes em 34 municípios da área de atuação do 8º BPM.
“Agiremos com rigor para evitar crimes eleitorais. Manifestações individuais e silenciosas não serão consideradas crime. Porém, não será admitida boca de urna. Além das equipes que estarão trabalhando na eleição haverá outras fazendo o serviço de Radiopatrulha normalmente”, disse o oficial.