Virada Cultural Paraná 2014 une estado por meio da cultura e da arte

A terceira edição da Virada Cultural Paraná promete movimentar e unir os paranaenses no mês de novembro por meio da cultura, arte e educação.
Oito cidades recebem o Palco Conexões, onde o público poderá conferir gratuitamente atrações locais e nacionais. Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Paranavaí, Toledo, São José dos Pinhais e Umuarama participam do evento, que ocorre nos dias 15 e 16 de novembro.
Para Paranavaí, já estão confirmados os shows de Erasmo Carlos, As Galvão, A Banda Mais Bonita da Cidade, Black Maria e Revolução Acústica.
“Descentralizar a cultura e valorizar a produção paranaense é um compromisso que assumimos no início desta gestão e que temos conseguido cumprir com bons resultados por contarmos com parceiros que entendem o quanto a cultura tem o poder de unir as pessoas. A Virada Cultural é um bom exemplo dessa união. Mais uma vez o Paraná vai estar conectado a centenas de atrações gratuitas que incluem artistas nacionais e paranaenses de todas as áreas, ampliando o acesso da população a atividades culturais de qualidade”, destaca o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana.
A Virada Cultural Paraná 2014 é uma realização do Governo do Paraná, por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e Departamento de Trânsito do Estado (Detran), e conta com o apoio do SESC-PR, SESI-PR, é-Paraná, Sanepar e prefeituras municipais.
OPINIÃO DOS MUNICÍPIOS – Este ano os municípios foram selecionados por meio de edital público. Alguns recebem a Virada pela primeira vez, como é o caso de Umuarama e Paranavaí.
“Sempre ouvíamos falar do sucesso da Virada Paraná e tínhamos a expectativa de poder trazê-la para Paranavaí, por isso está sendo muito bacana fazer parte deste projeto”, conta Paulo César de Oliveira, presidente da Fundação Cultural de Paranavaí, que estima um público de 8 mil pessoas durante a Virada na cidade.

Educação no trânsito
De 11 a 14 de novembro, assim como em 2013, pedestres, motoristas e ciclistas irão ampliar conhecimentos em busca de uma convivência pacífica nas calçadas, ruas e ciclovias. Dezenas de atividades foram programadas pelas cidades para estimular a reflexão e levantar questões sobre o tema durante a Semana de Arte-Educação.

Semana de Arte-Educação
Além das atividades preparadas por cada município, este ano a Semana de Arte-Educação leva a todas as cidades-sede o Teatro de Bonecos Gigantes, que vai apresentar adaptações de clássicos infantis com conceitos de educação no trânsito. O projeto é realizado pela Cia dos Ventos, especializada em ações teatrais com bonecos gigantes.

Programação diversificada
A programação do Palco Conexões inclui atrações como Sidney Magal, Diogo Nogueira, Emicida, Nação Zumbi, RPM , Projota e Monobloco, que se apresentam pela primeira vez na Virada, além de Arnaldo Antunes, Almir Sater, Teatro Mágico, Erasmo Carlos, Moraes Moreira, Wanderléa, Zeca Baleiro, A Banda Mais Bonita da Cidade, Du Gomide, Homem Canibal, Trombone de Frutas, Nevilton e Big Time Orchestra entre outras. Algumas cidades vão contar com mais de um palco, proporcionando shows com atrações locais e regionais.
No total, são mais de 460 atrações durante toda a semana, entre shows com artistas nacionais e regionais, apresentações de dança, intervenções cênicas, orquestras, contação de histórias e leitura, atividades recreativas, oficinas de grafite, circo e artesanato, exposições, exibição de vídeos, teatro, jogos, coral, declamação de poesias, entre outros.