Podium é a primeira empresa a aderir à campanha estadual de doação de órgãos

A Podium Alimentos aderiu e se tornou a primeira empresa paranaense a participar da Campanha “Doação de Órgãos. Fale sobre isso”, lançado pelo Governo do Estado, através da Central Estadual de Transplantes (CET) da Secretaria da Saúde. O lançamento da campanha aconteceu no mês passado em cerimônia no Palácio Iguaçu, presidida pelo governador Beto Richa. O diretor-presidente da Podium, Ivo Pierin Júnior, participou do ato.
“Aderimos à campanha por reconhecer a importância da conscientização da população sobre o significado humanitário, científico e ético da doação de órgãos”, justiçou Pierin Júnior. Ele explica que sua empresa sempre assumiu sua responsabilidade social e ambiental. “Ficamos honrados em saber que fomos convidados a participar da campanha pela coordenação de políticas estaduais de transplantes por reconhecerem na Podium uma empresa socialmente responsável”, comemorou. “Nossa meta é contribuir para aumentar o número de doadores de órgãos e tecidos no Paraná. Hoje são dois mil paranaenses que estão na fila de espera por um órgão”, explica Pierin.
Com a parceria com a CET, a Podium passou a inserir a marca publicitária da campanha “Doação de Órgãos. Fale sobre isso” em suas embalagens, página eletrônica e em materiais impressos da empresa.
Além disso, a empresa passa a atuar para sensibilizar seus funcionários e a comunidade para a importância da doação de órgão, conforme explica o diretor comercial da Podium, Maurício Gehlen. “Nós queremos estimular nossos colaboradores a conversar sobre o assunto entre si, com suas famílias, com seus amigos”, diz ele.
Pierin Júnior e Gehlen explicam que é fácil ser doador de órgão: basta comunicar à família do seu desejo, para os casos de doação após a morte. “Mas qualquer pessoa saudável pode fazer doação de rim ou medula óssea e, ocasionalmente, transplantar parte do fígado e do pulmão, para um de seus familiares”, complementa Gehlen.
Para Ivo Pierin Júnior é importante difundir que quem recebe os órgãos doados são os primeiros pacientes compatíveis que estão aguardando numa lista única. “É um processo justo, seguro e controlado pelo Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde e supervisionado pelo Ministério Público”, garante o empresário.
O Governo do Estado conferiu à Podium Alimentos, empresa que produz amido modificado e que tem sua unidade industrial na divisa entre Tamboara e Paranavaí, o Selo Paraná pela Vida – 2014 pela sua participação na Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos. O governador Beto Richa encaminhou correspondência ao empresário agradecendo-lhe pelo comparecimento ao lançamento da campanha. “Nós da Podium é que ficamos agradecidos pelo convite”, diz Pierin Júnior.
“A iniciativa do Governo do Estado merece todos os elogios. Mas só será eficiente se a comunidade se sensibilizar que a doação de órgãos é um gesto de amor que pode salvar muitas vidas. Um paciente com morte encefálica pode salvar até oito vidas. É para isso que precisamos despertar”, destaca Maurício Gehlen.