Hospital quer levar prevenção e diagnóstico precoce para todos os municípios do país

Levar a importância do diagnóstico precoce e da prevenção ao câncer infantojuvenil para todas as cidades do Brasil nos próximos cinco anos. Esta é uma das metas da Caminhada Passos que Salvam, do Hospital de Câncer de Barretos. O evento viverá a terceira edição neste ano e pela primeira vez vai acontecer também na região de Paranavaí. A caminhada acontece no dia 23 de novembro às 8h30.  
As informações foram prestadas pela coordenadora da Caminhada para todo o país, Naima Khatib, que esteve ontem na Redação do DN, juntamente com o analista de captação de Recursos do Hospital de Câncer, João Pereira de Souza. Os dois estão na região promovendo o evento. Anteontem à noite houve o lançamento simultâneo para 22 cidades do Noroeste. A reunião aconteceu em Nova Esperança.  
Naima Khatib se revelou feliz com a adesão dos municípios. Essa boa vontade, entende, poderá contribuir para a meta de melhorar os índices de cura do câncer infantojuvenil. Daí, a importância de levar a Caminhada para mais cidades a cada ano, divulgando sintomas e prevenção.
Para participar da Caminhada, basta adquirir um kit – composto de boné, camiseta e cadarço – e comparecer no dia do evento para caminhar pelas ruas de Paranavaí (fique atento ao local de partida em cada cidade). Serão dois mil kits para os paranavaienses. Neste ano a Caminhada será organizada pelo Sesc – Serviço Social do Comércio, como antecipou o coordenador do evento local, Antônio Valmir Trossini.  
O INÍCIO DA CAMINHADA – A ideia da Caminhada nasceu a partir da experiência dos Estados Unidos da América. O Hospital de Barretos conheceu o trabalho do maior hospital de câncer em criança do mundo – Saint Jude – em Menphis – onde o índice de cura chega a 95%, enquanto no Brasil não passa de 55%.
Naima Khatib disse que eles informaram, em 2011, que o índice se deve ao trabalho de detecção precoce e prevenção. A partir daí, a decisão de promover a Caminhada, também ferramenta usada no caso de Menphis.
O trabalho começou em 2012 com 20 cidades em dois estados. No ano seguinte, saltou para 80 cidades em sete estados. Em 2014, a meta é ultrapassar 200 cidades em 11 estados, fala a coordenadora.
Além da Caminhada e do seu impacto direto na comunidade via divulgação, o hospital também se preocupa em promover o intercâmbio. Tanto que no mês de março do ano que vem um médico de cada cidade que sediar a Caminhada será treinado em prevenção e detecção precoce pelo Hospital de Barretos.
Esse profissional terá acesso e poderá trocar experiências, inclusive enviando exames para análise da equipe. A ideia é que este profissional se torne também um multiplicador na sua cidade e transmita os conhecimentos adquiridos.
OS PRIMEIROS SINTOMAS – Durante a Caminhada, a coordenação deve divulgar um panfleto com informações sobre os primeiros sintomas e principais tipos de câncer na infância. Existem diferentes sinais pelos quais podem supor que uma criança sofra de algum câncer.
Dentre eles estão: dores de cabeça pela manhã e vômito; caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas; dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades rotineiras; manchas arroxeadas na pele, com hematomas ou pintinhas vermelhas; aumento de tamanho da barriga; brilho branco em um dos olhos quando a criança sai em fotografias com flash. Pais podem colaborar no diagnóstico, informando aos profissionais de saúde ao constatar um desses sinais.