Viva a alegria mesmo diante dos problemas

Jonas Abib*

Nosso Deus que é amor, bondade e misericórdia, é também alegria. Ele está em nós, portanto precisamos ser portadores da verdadeira alegria. Não importa a idade que você tenha, Deus quer que você exulte de alegria. É preciso que você abra cada vez mais as “portas” ao Redentor e, para que Ele entre, é preciso deixar tudo aquilo que está prendendo você.
Quando eu era menino e ajudava na missa, naquele tempo em latim, a celebração começava com o Salmo que dizia: Eu entrarei no altar de Deus que alegra a minha juventude! Era bonito porque quem dizia o salmo era um padre bem idoso, e eu, menino, via não só no semblante, mas na disposição, na atitude durante o dia daqueles padres do colégio salesiano, que realmente eles tinham uma alegria da juventude, apesar dos 70, 80 anos. Aquele Salmo era verdade para eles!
Diga ao Senhor que você quer que Ele tire de sua vida os entulhos que te prendem e sufocam. O Senhor é a nossa força, libertação e alegria! Em Filipenses 4,4 diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se! Seja vossa bondade, tranquilidade e paz reconhecida por todos os homens”.
Que todos possam testemunhar que você é uma pessoa alegre, tranquila, em paz, e envolvida pela bondade de Deus. Esse trecho continua para que não nos inquietemos com nada, diante dos acontecimentos ruins, de uma grande tristeza, doença, de uma notícia pesada, do casamento que está “afundando”, do filho que entra para as drogas ou se prostitui, da situação econômica.
Diante de situações difíceis, do sofrimento, é normal nos abalarmos emocionalmente. É como ocorre com os nossos olhos: quando há qualquer movimento brusco em sua direção, logo eles se protegem e se fecham. Este piscar dos olhos é uma defesa, pois são muito preciosos e rapidamente seu organismo se defende. Igualmente, esse abalar das nossas emoções é uma defesa. Mas passado o primeiro momento deste abalo, pela nossa vontade e decisão, nós precisamos firmar-nos no Senhor, e não nos deixar mais inquietar.
Você não pode “escorregar” neste abalo emocional, ir para dentro dele e embarcar-se. Especialmente nós brasileiros nos emocionamos facilmente. Mas, o pior é “embarcarmos” nisto, e nos desesperarmos, inquietarmos, angustiarmos, como se fosse necessário agirmos assim, demonstrar para as pessoas.
Nós cremos que só podemos estar em paz quando as coisas estão bem, mas mesmo diante dos problemas, não devemos nos perturbar, pois tudo passa, a paciência tudo alcança e só Deus basta!